Não uso maquiagem: e daí?

por Júlia Pires

Nunca fui muito vaidosa. Nunca liguei muito para essas coisas de cabelo, porque nasci com o cabelo muito liso e até hoje ele é muito liso (e quando resolvo, finalmente, me dedicar um pouco a ele e fazer cachos, eles duram uns 10 minutos). Também nunca liguei para maquiagem. É raro eu me maquiar. Geralmente, quando saio, eu passo um rímel e um blush, no máximo. Também não gosto de roupas muito “chiques” e odeio salto, não só pelo fato de eu ser alta, mas porque acho muito, muito desconfortável.

Quando saio com as minhas amigas, costumo ficar mais de uma hora esperando elas ficarem prontas. Fico na cama, mexendo no celular e me divertindo enquanto vejo elas se arrumarem, e elas sempre insistem para eu me maquiar e me arrumar mais, mas eu simplesmente não gosto. Um dia, essa dinâmica me marcou. A gente tinha uma festa para ir, e marcamos de se arrumar na casa de uma dessas minhas amigas. Chegando lá, de novo: elas ficaram  horas para escolher a roupa e, no final, me parecia que estavam todas iguais: saia colada, blusa de cetim e salto alto. Depois disso, demoraram mais uma hora para se maquiar, e eu fiquei olhando aquele monte de coisa que elas passavam. Chega ser engraçado… Dois tipos de rímel, lápis para pintar a sobrancelha, corretivo para tirar as olheiras, sombra para os olhos, pó para ficar mais morena, blush para ficar rosada, batom e outras coisas que não lembro, enquanto eu coloquei um rímel e um blush, me troquei em 10 minutos e estava me sentindo OK com minha legging, um tênis e uma camiseta do meu pai (aliás, amo usar roupas do meu pai! hihi).

Uma amiga me olhou e falou para eu me arrumar mais, porque todo mundo iria estar arrumado na festa, e eu falei: “e daí? Eu não sou todo mundo, eu vou do jeito que eu quero e do jeito que me sinto confortável”. Não é que eu julgue as minhas amigas, e nem que eu ache que “meu jeito” de vestir é o “certo’; até porque isso não existe. Todo mundo deveria fazer o que quer com o próprio corpo, e “se montar” entra nisso também. Mas fico pensando em como são só as mulheres que “perdem” tanto tempo se arrumando, que gastam tanta grana comprando cinco tipos diferentes de rímel, e que, no fim, podem até deixar de se divertir porque o sapato está machucando, porque a saia está pinicando e porque o cabelo fica grudando na maquiagem derretida. Mas meu ponto é: se tem gente que gosta de se maquiar, por que é que eu não posso não gostar, sem ser taxada de relaxada? Por que não posso usar meus tênis sem que fiquem me enchendo o saco?

Por que eu não posso lidar com a minha vaidade do jeito que eu quero?

Júlia Pires, 20 anos, leonina, estudante de publicidade, ama cachorros, viajar e arte em geral.
Júlia Pires, 20 anos, leonina, estudante de publicidade, ama cachorros, viajar e arte em geral.
Anúncios

17 comentários

  1. Não tem que encontrar equilíbrio nenhum. Sua amigas gostam de se maquiar. Você não gosta. Explica para elas e procure, apesar de tudo, ter um pouco de paciência com a insistência. Eu também passo por isso e sei que as outras tem boas intenções apesar disso ser chato.

    Curtir

  2. Júlia, que linda você é! E que atitude!
    É isso mesmo, não gosta e pronto. Chato isso de ter que ficar explicando e se justificando.
    Se alguém diz que não gosta de chá, ainda que eu ame, não vou tentar enfiar chá goela abaixo somente porque eu gosto e a pessoa também não tem que justificar a razão de não gostar.
    O mesmo vale para tudo na vida. E se um dia resolver tomar litros de chá, tudo bem também. Simples assim.

    Curtir

  3. ai mulher obrigada! vc me definiu!! nunca gostei de maquiagem pq sempre tive pra mim q sou linda naturalmente e sempre me vi assim, sabe? nunca senti a necessidade de me maquiar, pq sempre me vi maravilhosa do jeito q eu sou!! agora as mulheres parece q nao enxergam o quao doentio é essa “obrigaçao” por maquiagem, claro q vc pode ser vaidosa, mas do seu jeito! usando a maquiagem q vc quiser QUANDO vc quiser, e nao como uma obrigação sabe?? nao é ruim usar maquiagem, vc pode usar, mas desde q vc QUEIRA usar, esteja com vontade. nao pq os outros querem e acham q vc tem q usar!

    Curtir

  4. Também sou leonina, amo cachorro e super me identifico com você! Alisei meu cabelo por muito tempo e não me preocupava (nem preocupo) com maquiagem, salto alto e roupa “chique”. Você é linda e obrigada pela leitura (:

    Curtir

  5. Meninaaa, super me identifiquei só podia ser leonina haha. Viu que horóscopos não mentem?! Super te entendo fofa. Beijao ❤️😘

    Curtir

  6. Ameeei 😍
    Eu sou I-G-U-A-L-Z-I-N-H-A à vc
    😍😍♡♡
    Todas são bonitas do jeito que são, e se a gente respeita as que usam maquiagem, elas têm que nos respeitar tbm! Né nom?? Kkk amei 💜💖

    Curtir

o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s