Feminismo tem idade?

por Flávia Pereira

Tenho 16 anos. E sou feminista desde os 13.

Conheci o movimento no Gracinha. A professora de história mediava rodas de conversa em que se debatia o machismo do século 21. No começo, a luta parecia um livro de regras sistemáticas que, uma vez cumpridas, levariam à libertação de todas as mulheres – sem exceções.

Criamos um coletivo feminista chamado Eu não sou uma Gracinha, com traços liberais num primeiro momento. Éramos totalmente inclusivas e acreditávamos que homens também podiam ser feministas. É engraçado comparar as antigas postagens na nossa página do Facebook com as atuais: “homens também podem ser feministas” x “todo homem é machista”. Crescemos juntas e acolhemos umas às outras.

Assim como o Coletivo, mudei as minhas ideias e fui tentado entender opiniões que divergiam das minhas. O que eu mais gosto no movimento é ter a liberdade de me assumir feminista e discutir com todos os machistas que encontro por aí. Faço questão de levantar o braço no ônibus: adoro que as pessoas vejam meu sovaco peludo.

Se eu não tivesse conhecido o feminismo, chamaria minhas amigas de putas, teria medo de não me depilar e de comer tanto chocolate quanto eu quisesse e, pior, seria submissa aos homens. E isso eu não desejo para nenhuma mulher.

11406926_1616913011858157_5719125211369143735_n
Flávia Pereira tem 16 anos, está no segundo colegial e acha que lugar de mulher é onde ela quiser.

Ser jovem e feminista é libertador: é abrir a cabeça para viver uma juventude com muita militância e “racha macho” – a melhor parte do feminismo da internet, além das nomenclaturas maravilhosas que encontramos por aí.

Um comentário

o que você acha?

