O guia prático do absorvente de pano

por Bárbara Blum

Depois de receber mensagenS de mulhereS interessadas (isso mesmo, no plural) em saber mais sobre os absorventes de pano, pensei que talvez muitas outras pessoas estivessem com questões e quisessem repostas.

Jupig (clique para conhecer!)
Jupig (clique para conhecer!)

Mas nem todo mundo tem a desenvoltura de mandar mensagens e puxar conversas, então achei que um novo post aprofundando algumas questões sobre os absorventes de pano seria uma boa ideia.

Esse guia funciona como um FAQ: são algumas perguntas baseadas nas minhas próprias dúvidas ao começar a usar os paninhos e nas que as meninas me mandaram. Caso sua pergunta não seja respondida depois desse post, é só comentar que eu tentarei responder. Vamos lá?

  • Primeiro de tudo: como É um absorvente de pano?

Suspeito que todas as pessoas que menstruam já devem ter usado absorventes externos em algum ponto da vida menstrual, especialmente no início. O absorvente de pano é exatamente igual em formato e aparência! Assim como o descartável, ele tem muitos tamanhos, cores, níveis de absorção e modelos. As diferenças são: ele é feito todo de pano, ele não tem cola e deve ser lavado (não descartado).

  • Entendi, mas… Quantos absorventes devo comprar para um ciclo?

Pergunta importante. No meu primeiro ciclo com eles, comprei 3 no tamanho grande (equivalente a um absorvente noturno) e tive alguns probleminhas no rodízio. Não dava tempo de secar 100% até a hora de trocar, então tive que usar secador de cabelo… É um perrengue que não recomendo.

Conclusão: observe quantos absorventes descartáveis você usa por dia durante o ciclo. Se são 2 noturnos, compre 6 grandes. Se é 1 noturno e 3 normais, compre 3 noturnos e 8 normais. O que tem que manter em mente é sempre ter um limpinho e sequinho esperando pra ser usado!

  • E como faz pra lavar?

Dá pra deixar de molho num baldinho com água gelada (a quente pode fazer com que o sangue manche o absorvente) e esperar todo o sangue decantar. Como não pude me dar ao luxo de esperar muito, preferi lavar com sabonete neutro na pia do banheiro, torcer o excesso de água e deixar secar (como se fosse uma calcinha). Dá pra lavar na máquina também, no tanque, no chuveiro… Não recomendo o uso de sabão de coco, detergentes e água sanitária. É melhor lavar com sabonete neutro e enxaguar bastante. Tenha com os absorventes de pano o mesmo cuidado que você tem com suas calcinhas!

Ah! Quem optar por deixar ele de molho na água pode usar ela pra regar as plantinhas depois! Boatos que elas crescem fortes e brilhantes.

  • Mas e pra trocar fora de casa? SOS!

Sem desespero! Como você não joga ele fora, precisa colocar o paninho usado dentro de um saquinho plástico limpinho, uma bolsinha impermeável ou um nécessaire só pra isso. Eu prefiro a nécessaire por ser mais segura e ecológica que saquinhos plásticos.

Na hora de trocar, desabotoe o absorvente usado (ou desgrude o velcro), enrole ele em si mesmo, como enrolamos um absorvente externo, deixando a parte que esteve em contato com o sangue para dentro e feche o botão/velcro. Coloque na bolsinha escolhida para guardar seus absorventes e vista um limpinho. Feche a bolsa com o usado, coloque na mochila e siga seu dia normalmente! Só não esqueça de lavar direitinho ao chegar em casa.

  • Quanto esses absorventes duram?

A vida útil deles varia de 2 anos até o julgamento da usuária. Ou seja, você tem absorventes garantidos por (no mínimo) dois anos! O tempo de uso vai variar de acordo com seu fluxo, com o modo de lavagem e com o seu conforto. Depende do seu julgamento! Como não usei os meus por tempo prolongado, não sei dizer quando vou precisar de novos, mas assim que o algodão mostrar sinais de perda de absorção já devo trocar.

  • Mas todos os absorventes de pano são iguais?

Não. Pra responder essa pergunta é importante que vocês entendam como funciona o processo de absorção.

Tanto no absorvente descartável quanto no de pano, a absorção é feita por camadas de materiais absorventes, ou seja, materiais capazes de absorver o sangue. Porém, existe um limite de absorção e extrapolar esse limite causa os vazamentos. No absorvente de pano, esse material absorvente é um tecido (dã), na maioria dos casos o algodão (100%, por favor). Para evitar vazamentos, existem camadas de algodão. E aí que está o truque.

Alguns absorventes de pano têm as camadinhas de algodão “embutidas”, ou seja, elas são costuradas e não-removíveis. Em outros modelos, existe uma abertura no tecido que “abriga” as camadas de algodão e você pode colocar mais ou menos “toalhinhas” de acordo com a intensidade do seu fluxo e com a necessidade daquele dia.

Os que eu comprei eram do primeiro modelo, ou seja, as toalhinhas de algodão não eram removíveis. Eu gostei da praticidade, mas acho a proposta de colocar as toalhinhas de acordo com a necessidade bem interessante, especialmente se o seu fluxo for mais intenso.

  • Ok, estou convencida. Onde compro essas belezinhas?

Infelizmente, não é algo que se vende em supermercados e farmácias (ainda). Na verdade, é um rolê meio ~bicho grilo~, então aposte em lojas naturebas. Mesmo assim, pode ser complicado. Pra facilitar, separei alguns links de lugares e pessoas que sei que vendem os absorventes pela internet:

Morada da Floresta – Foi aqui que comprei os meus! Tão macios…

Além dessa, muitas lojas e confecções independentes (de mulheres!) fazem os absorventes. Algumas delas linkadas abaixo:

De Ponto em Ponto

Bem me vi

Como vovó já dizia

Jupig

Se joguem, minas!

11244917_1101775879835940_2543897127403774414_n
Bárbara Blum estuda tudo o que vier pela frente e tem o melhor gosto musical que a gente já ouviu
Anúncios

4 comentários

  1. Oi Bárbara! Achei muito legal sua ideia, super sustentável! Pra quem quer economizar também é uma boa opção. Porém não acho uma boa opção pra quem trabalha fora. Você já ouviu falar do copinho coletor reutilizável? Eu já uso faz seis meses e estou adorando! Uma das coisas mais inteligentes que invetaram.
    http://www.inciclo.com.br/
    ps: não é propaganda!!!!

    Curtir

o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s