Tenho HPV e não, não é um problema só da mulher

No começo do ano recebi uma ligação da minha ginecologista. Ela pedia para eu retornar depois do Papanicolau, para ~conversarmos~. Segurei uma semana de crises e ansiedade e fui, eu e minha mãe. Menos de um minuto na recepção e já sabíamos o motivo da ligação. Eu tenho HPV.

Ilustra: Helô D'Angelo
Ilustra: Helô D’Angelo

Entrei no consultório com o coração na boca. Minha médica me explicou que tenho HPV, que peguei por transar sem camisinha (incrível como nós achamos que somos invencíveis quando somos jovens, né?) e que no caso poderia infeccionar uma pequena ferida no colo do útero. Na hora chorei. Muito. HPV, colo do útero, câncer, posso morrer, fui imprudente, minha mãe estava em choque, caralho, e meu namorado, HPV é coisa séria, o meu é só nível 1, ufa, vou ter que tomar vacina, fazer tratamento. E agora?

Tá, primeiro. O que é HPV?

HPV é abreviação para papiloma vírus humano. Existem mais de 100 (!!) tipos de HPV que podem causar verrugas na vagina e no anus, e até câncer no caso mais grave. O HPV é conhecido por causar câncer de colo de útero, mas poucas vezes ele causa. O HPV pode surgir no seu organismo e desaparecer antes que você perceba. E nem sempre os sintomas se manifestam, por isso muitas vezes a pessoa nem sabe que tem. Por isso migas, façam sempre Papanicolau (e transem com camisinha, né?). Recentemente, surgiu a vacina que pode ajudar. Eu sempre fui contra, mas terei que tomar. Acontece que a vacina só protege contra quatro (ou apenas dois) tipos do vírus.

Acontece que HPV é coisa séria, sim. É uma DST, pode causar várias coisas, algumas irreversíveis, até. Ele pode ficar a sua vida inteira aí dentro. Ou pode sumir. Puf. Mas ainda há muita desinformação e preconceito em torno da doença. É, pois é. Quando contei pro meu namorado, ele foi super acolhedor, disse que me ajudaria e que ia marcar um urologista. Minhas amigas e amigos próximos ficaram em choque. Minha mãe chorou. Muito. Meu pai ficou puto. Disse que era irresponsabilidade, que estava muito triste.

Eu sei que eu errei e deveria ter transado com camisinha. Mas deixa eu contar uma coisa aqui pra vocês: HPV é um problema muito mais social do que sexual. Tcharans.

Por que incentivam apenas as minas a tomarem a vacina que pode ajudar contra o HPV, mas não incentivam os meninos? Por que a irresponsabilidade foi minha, e só minha, por transar sem camisinha e não falaram nada pro meu namorado? HPV é pouco discutido fora do âmbito DST-feminino, e esse é o grande problema. Muitos caras nem sabem que tem e estão passando por aí. “Coitado, ele nem sabia”. E a mulher? Culpada.

Se você, amiguinha, descobrir que tem HPV, respire fundo. Não é um bicho de sete cabeças. Conversei muito com minha ginecologista e com amigas que já tiveram, o que me acalmou muito. Siga as recomendações médicas, avise seu/sua parceiro/parceira e se proteja para não entrar num ciclo vicioso. HPV existe, tá aí, no corpinho de muitas pessoas. Basta apenas se proteger para não piorar. Pense como uma gripe: não é o final do mundo, mas não quero passar pra ninguém e preciso me cuidar.

E se você sofrer qualquer preconceito de gênero por ser uma mina com HPV (“sua irresponsável!”) manda o foda-se e siga sua vidinha bem. Ninguém tem nada a ver com isso, e não ajuda em nada (nadinha mesmo) durante o tratamento pessoas que ficam te julgando.

Ah, por curiosidade. Meu tratamento é super simples. Fiz um tratamento de um mês e meio com pomada ginecológica para fechar a pequena ferida e agora retornarei para mais exames. Fiz todos os exames: de sangue, Papanicolau e ate biópsia! Talvez eu faça uma cauterização química, que é uma das mais eficazes nesses casos. Continuarei acompanhando de 6 em 6 meses com Papanicolau e exames, torcendo para, um dia, puf de vez.

~*~usem camisinha migas~*~

(A autora preferiu ficar anônima. Tudo bem!)

10 comentários

  1. eu já tive! fiz cauterização química (q dá mais nervoso do q incomodo ou dor rs) e usei pomada tbm! hoje faço o acompanhamento de seis em seis meses e não deu mais nada, mas eu fiquei meio noiada, confesso kkkk sempre acho q voltou ou q vai voltar… ah! e meu namorado foi super de boa tbm, expliquei pra ele, ele foi ao médico e ele tbm tinha, e fez cauterização, e acho q foi importante pra nós dois não nos julgarmos ou ficar nessa de vc me passou, ou algo do tipo, até pq nossos médicos foram bem “ridículos”, pra não usar outros adjetivos, e nos perguntaram se tinhamos certeza da fidelidade um do outro –‘ mas enfim, liga o foda-se q o problema é comum e não precisa de preconceitos e sim de tratamento e precaução!

    Curtir

    • Já faz um tempo que namoro e meu namorado acha que está com hpv, como é uma doença sexualmente transmissível, fiquei com receio, ele necessariamente teria que ter se relacionado com outra pessoa pra ter pegado? Não entendo como ele pode ter pegado pois como ele poderia ter pegado isso?

      Curtir

  2. É, difícil, descobri faz algum tempo que tenho isso e tenho apenas 19 anos, peguei do meu ex namorado quando tinha 17 anos, estávamos a 1 ano juntos e ele foi o meu primeiro, tive um papiloma nas cordas vocais e tenho uma verruga, estou realmente muito assustada e sem saber o que fazer, minha família não sabe e tenho medo de contar, socorro

    Curtir

  3. ola, so pra responder sua pergunta:
    “Por que incentivam apenas as minas a tomarem a vacina que pode ajudar contra o HPV, mas não incentivam os meninos? ”
    por incrivel que pareça, nao é por machismo, como deu a entender ao escrever sua duvida… o problema é financeiro, a vacina do hpv é carissima, por isso vacinam as meninas, pois o virus praticamente so causa mal a elas, por conta do utero. dai, como nao da pra vacinar a todos, vacinam quem pode sofrer graves consequencias… e ela so funciona para imunizar antes de ter o virus, dai meninas novas, tecnicamente sem vida sexual.

    Curtir

  4. Tenho 19 anos e desconfio estar com HPV,surgiram duas pequenas verruguinhas na minha vagina e eu tô extremamente amedrontada aguardando conseguir uma vaga com uma ginecologista. Nunca tive penetracao sem camisinha,sempre fui super medrosa quanto a isso,mas volta e meia permitia o parceiro encostar o pênis na minha vagina,creio que numa dessas fui contaminada,nao sei quem me passou e to com muita vergonha de mim mesma,nao contei pra ngm e nem pretendo contar e to muito mal por não conseguir desabafar com ngm além do meu namorado,to com muito medo de ter contaminado ele também,comecamos a namorar agora e ele disse que me apoiará e não me abandonará,mas mesmo assim me sinto muito mal.

    Curtir

  5. A um mês tive relação sem camisinha, meu parceiro não me contou que tinha HPV, passou algumas semanas e ele me disse… Estou mantendo a calma, mesmo com um medo gigante dentro de mim, pretendo passar logo no ginecologista, pois comecei a sentir um leve incomodo. Que tudo de certo e caso eu esteja com HPV começarei o tratamento o mais rápido possível, confesso que estou ansiosa…

    Curtir

  6. Tem 3 meses que descobri estar com as famosas verruguinhas a 2 meses cauterizei com acido . Mas elas estao voltando . Por conta propia resolvi tomar vitaminas para aumentar a imunidade p ver se ajuda . Minha medica e do sus nao me passou informacao nenhuma nem pediu exames a nao ser de colposcopia . Estou muito deprimida . Nao contei para ninguem tenho vergonha por se tratar de uma DST . Me ajudem o que posso fazer p sarar .existe algum remedio q possa se tomar p ajudar . A doutora nao me disse nada . So fiz a calterizacao com acido , mas elas estao aqui . E p piorar tinha acabado de começar um namoro com um rapaz tranzamos com camisinha . Mas senti tanto medo de transmitir p ele o viruz q sem contar p ele q tinha terminei o namoro . Estou pessima . So queria sarar desse HPV q tirou minha alegria .
    Quem quiser conversar sobre o assunto comigo pode me chamar no email .
    tatianegarbeline260902@gmail.com

    Obrigada a todos . Gostei do post

    Curtir

  7. Nuss, aquele momento que uma conceira e uns sangramentos estranhos poderia ser hpv!ate hoje tento me conformar, acabei passando pro meu companheiro ele nao me julgo e tamos juntos nesta! Fui sab que tinha depois que fiz o preventivo deu nic1 mas logo logo tarei boa!!!

    Curtir

o que você acha?

