Não, você não pode tocar no meu cabelo!

por Lívia Martins

“Será que o meu cabelo te irrita a ponto de você não respeitar a beleza dele?”

Cachos, black, tranças, dreads… Há vários modelos e estilos para o cabelo crespo. E o tempo passa e continua existindo o preconceito com quem escolhe assumir o seu cabelo, a cara feia para quem escolheu não alisar. Mas sabe o que incomoda a maioria das garotas negras? A mania de algumas pessoas, não satisfeitas em apenas olhar ou admirar o nosso cabelo como outro qualquer, quererem tocar.

Independente do seu estilo – liso, trançado, crespo, armado -, é muito incômodo ter alguém analisando como se fosse um objeto de pesquisa. De repente, você vira um animal recém-descoberto que precisa ser explorado. E então, surgem as perguntas:

– Mas esse cabelo é seu mesmo?

– Como você lava?

– Coça muito?

E assim segue o julgamento desenfreado, que vai de mal a pior. Por quê? Será que o MEU cabelo, que faz parte do MEU corpo, te irrita a ponto de você não respeitar a beleza dele? Nunca vi uma menina branca passando por um interrogatório desse tipo.

Há alguns anos, antes de assumir meus cachos, eu usava tranças jamaicanas. Um belo dia, no colégio particular onde estudava, uma menina veio até mim no intervalo e ficou me olhando. Sem entender nada, eu apenas sorri. Ela viu e falou: “Nossa, que diferente! É dread?”. Expliquei que não era e ela continuou olhando de todos os ângulos possíveis. Fiquei constrangida, tentei me afastar, ela veio atrás e pegou uma das minhas tranças: “Nossa, mas como você lava? Uma por uma, né?! Senão fica nojento!”. Respirei fundo, tirei minha trança da mão dela e respondi: “Claro que não, você por acaso lava seu cabelo fio por fio? E só pra não esquecer, nunca mais toque no meu cabelo!”. Ela ficou lá esbravejando e eu nem dei atenção.

Eu não estou aconselhando ninguém a ser grosseira sem motivo – pelo contrário, não é legal responder dessa maneira a não ser que sejamos desrespeitadas por não seguirmos o “padrão”. Somos o que somos, amamos o que somos e devemos ser tratadas com respeito. Queremos a tranquilidade de sair na rua e não sofrer esse racismo disfarçado. O que o meu penteado muda no meu caráter?

Pra nunca esquecer: você é linda e seu cabelo é uma coroa de rainha, menina!

 

12333897_10204690825222417_574034749_o
Lívia Martins é estudante de jornalismo na Cásper Líbero e militante do Coletivo negro Africásper.

 

o que você acha?

