Mulheres Que Amam Demais Anônimas: a sororidade contra relacionamentos abusivos

“Amar demais, amar errado, se amar de menos. Ao entrar a primeira vez em uma sala do grupo MADA – Mulheres que Amam Demais Anônimas, a única coisa que eu conseguia enxergar era a primeira dessas definições, pois acreditava com veemência que era amor o que sentia e que a razão da minha vida e a solução de todos os meus problemas era estar ao lado do homem que me rejeitava.”

Sororidade é o sentimento de irmandade entre as mulheres. É também a base do MADA! (Ilustra: Helô D'Angelo)
Sororidade é o sentimento de irmandade entre as mulheres. É também a base do MADA! (Ilustra: Helô D’Angelo)

Quando uma mulher ainda não descobriu o amor mais importante de todos – o amor próprio –, muitas vezes ela é capaz de tudo para estar ao lado do “amor da sua vida”, aceitando um relacionamento abusivo, uma relação destrutiva e até mesmo violenta. Obviamente, não culpamos as vítimas, pois o homem violento, agressivo e abusivo é o causador e responsável por essa situação. Mas porque em muitos casos a mulher não consegue sair dessa relação, não consegue se sair desse relacionamento?

“Amar demais” muitas vezes é relacionado apenas a mulheres extremamente ciumentas ou que apanham em casa. Mas, na verdade, a obsessão amorosa é um problema mais amplo, chamado de amor-patológico (caso de estudo até no Hospital das Clínicas), que é muito mais comum do que se imagina. O amor-patológico é uma doença que mata – totalmente derivada da sociedade machista em que vivemos.  Sabemos que homens também sofrem desse mal, mas nosso grupo é focado para as mulheres oferecendo um espaço seguro de partilha e apoio.

O grupo funciona através dos 12 Passos e 12 Tradições baseados nos Alcoólicos Anônimos, com o foco em relacionamentos destrutivos. O termo amar demais foi estabelecido pela terapeuta e escritora Robin Norwood, e a partir do livro Mulheres Que Amam Demais foi fundado o Grupo MADA. O termo se aplica para relacionamentos de qualquer natureza: afetivo-sexual, familiar, de trabalho, de amizade etc.

As mulheres que participam de MADA vêm normalmente de lares destrutivos, e acabam por exercer padrões de comportamento aprendidos na infância para tentar modificar os outros, envolvendo-se sempre em relacionamentos parecidos com aqueles do passado.

O símbolo do MADA
O símbolo do MADA

Não só, mas principalmente, esses relacionamentos são no campo amoroso, causando um profundo desespero e desamparo. Por exemplo: se uma mulher teve um pai alcoólatra ou abusivo, ou uma mãe controladora, é bem provável que ela se envolva nesse mesmo tipo de relacionamento no futuro. Isso não é regra, mas vale ler o livro para entender mais.

“Passei por relações com homens extremamente machistas, alguns que me denegriam e também passei por uma agressão física. Simplesmente não conseguia me desligar deles, os enxergava como “boas pessoas” e sempre acreditava que eu era a causadora dos problemas. Tentei suicídio quando fui abandonada, para mim era inconcebível a separação, porque sempre que tentava, sentia um vazio e desespero ainda maior do que o de estar numa relação abusiva e doentia. Estar em um grupo de 12 passos salvou minha vida”

Encarar o fato de ficar sozinha e olhar para a própria vida sem ter um parceiro (ou parceira – vamos lembrar que relações homoafetivas não estão livres de abuso) é um dos maiores desafios para uma mulher em uma sociedade na qual o sinônimo de felicidade e sucesso é estar numa relação amorosa. Então, muitas vezes por vergonha ou medo, a mulher continua ao lado do seu abusador, acreditando inclusive que um dia poderá salvá-lo, mudá-lo e ter um relacionamento saudável. Esse tipo de relação é insaciável e perigosa e o risco de usá-la como vício é enorme. Em muitos casos, quanto mais dolorosas as interações, mais distração e adrenalina elas podem oferecer e sair desse ciclo vicioso se torna praticamente impossível.

“Tentei o suicídio mais de uma vez. O grupo me deu um alívio imediato, pois naquelas mulheres encontrei sororidade de verdade, com abraços e sorrisos sinceros e a promessa de nunca mais ficar sozinha (o que era meu maior medo, na realidade). Essas mulheres salvaram a minha vida literalmente. “

Cada caso é único, algumas mulheres são ameaçadas e se sentem impotentes e amedrontadas, outras dependem financeiramente do parceiro, mas muitas não conseguem se desligar porque acreditam que é melhor estar com ele do que sozinha. Não descobriram sua própria força interior e sua capacidade, principalmente pelo machismo que reina na nossa sociedade e por isso são incapazes de se enxergarem potentes e empoderadas. Afinal, não existe mulher que goste de apanhar (literal ou figurativamente): o que existe é mulher HUMILHADA demais para denunciar, MACHUCADA demais para reagir, com MEDO demais para acusar, POBRE demais para ir embora. O MADA pode ajudar a mulher a encontrar essa força interna e capacidade para mudar sua própria vida.

“Frequentar o grupo MADA salvou minha vida, me devolveu a sanidade, me fez descobrir o amor próprio e aprender a aproveitar o prazer da minha própria companhia. Hoje sei que não preciso de alguém para me validar, não preciso de uma relação para ser uma mulher completa. Foi nesse grupo que descobri o poder imenso que as mulheres têm quando se unem, somos capazes de salvar vidas, pois juntas somos muito mais fortes. Hoje sei que sou merecedora do melhor que a vida pode proporcionar, não quero mais um amor que me tire do chão, mas sim um que me coloque ainda mais em equilíbrio.

Da fraqueza veio a força. No grupo aprendemos que para viver com esses problemas é preciso encarar somente um dia de cada vez, e por isso as mulheres do grupo continuam voltando: “Me ajudo ajudando outras. A mulher que chega assustada hoje é a menina que eu fui ontem. Preciso estar lá para abraçá-la e prometer aquilo que já me foi cumprido inúmeras vezes desde que cheguei: não estamos mais sozinhas

Temos mantido as portas abertas com nossas próprias contribuições em São Paulo desde 1994, abrindo diversos grupos desde então e continuamos recebendo mulheres de todos os lugares. Temos muitos grupos por todo o Brasil. As próprias integrantes são responsáveis pelo grupo como um todo, não havendo profissionais de aconselhamento ou terapeutas. Uma integrante ajuda a outra através dos depoimentos. As relações dentro do grupo são totalmente horizontais.

“A coisa mais maravilhosa para mim é ver o brilho nos meus olhos todo dia quando olho no espelho, algo que eu não imaginava que veria um dia. É ver esse mesmo brilho aparecendo nos olhos de cada mulher que continua voltando às nossas reuniões.”

Esperamos que com este texto possamos atingir mais mulheres que buscam ajuda para conseguir se relacionar melhor consigo e com os outros, encontrando relacionamentos saudáveis e realizadores, que permitam a todas serem tudo aquilo que são capazes de ser.

Para mais informações, por favor acesse www.grupomadasp.com ou mande um e- mail para coord.madasp@gmail.com

* As autoras deste texto pediram anonimato, para preservar as próprias identidades e para manter a horizontalidade do MADA. Claro que a gente deu ❤

17 comentários

  1. […] Mas fique atenta: o fato de o seu namorado ter depressão não significa que você precisa aguentar qualquer coisa. Depressão é uma doença, e é algo sério, mas não é desculpa para desrespeitar você. Se o seu parceiro sofre de depressão, ele precisa procurar um bom psicólogo para tratar do problema, e não descontar tudo em você. Lembre-se: você é a namorada dele, e não um saco de pancadas. Você merece ser respeitada e amada sempre. […]

    Curtir

  2. EU SOU ABUSIVA, PRECISO DE AJUDA, NÃO QUERO PERDER MEU NAMORADO, ELE É TUDO PARA MIM, NÃO SEI MAIS O QUE FAZER MAS ACREDITO QUE O PRIMEIRO PASSO É BUSCAR AJUDA…

    Curtir

  3. […] Mas fique atenta: o fato de o seu namorado ter depressão não significa que você precisa aguentar qualquer coisa. Depressão é uma doença, e é algo sério, mas não é desculpa para desrespeitar você. Se o seu parceiro sofre de depressão, ele precisa procurar um bom psicólogo para tratar do problema, e não descontar tudo em você. Lembre-se: você é a namorada dele, e não um saco de pancadas. Você merece ser respeitada e amada sempre. […]

    Curtir

    • Boa tarde,eu estou a 20 anos num casamento conturbado,eu amava ele muito ou acho que amava,ele é 20 anos mais velho que eu hoje eu tenho 61 anos ele 81 ,mas des do primeiro ano de casado ele saiu de casa sem motivo,e depois quiz voltar aceitei,não me lembro quantas vezes ele já me deixou,foram muitas vezes daí emplira para voltar que disse sem eu ele não vive sempre aceito,não sei porque aceito,ele tem um ciúme duentil ,com pessoas até da família,eu sou uma mulher honesta e respeito muito, já tentei me matar várias vezes,ele me controla em tudo me sufoca,não gosto nem de falar,são tantas coisas que um dia digitando não é o suficiente, ele tem o poder financeiro bom eu apenas um salário mínimo fiz cirurgia treze vezes do quadril tenho prótese dos dois lados,ele me deixa como um cachorro abandonado ,depois que eu já estou me estabilizando,ele vem atrás e tira minha paz que é pra aceitar dia volta que ele vai ser outro homem,aquele bla bla bla todo, então já começou dinovo me ligando mandando recado eu na aguento mai,se vou pra longe em outro estado que mora minha filha ele vai atrás,meu Deus,eu estou sentindo que minhas forças estão acabando perdi minha alto estima perdi alegria de viver perdi tudo,o que faço para ele homem me deixar em paz e não me procurar nunca mais?me ajudem por favor. Agradeço

      Curtir

  4. Eu sou vítima disso porém eu na verdade nunca gostei do homem mas ele é poscessivo já me agrediu diversas vezes me prende em uma certa situação que me tira o direito de ir e vir me envergonhando com importunação sem respeito as pessoas e muito menos a mim enfim já fiz diversas denúncias e nada resolveu se poderem me ajudar avme livrar dessa situação eu agradeço.

    Curtir

  5. Eu passo por isso, eu amo muito uma pessoa que me agride de todas as formas possíveis, verbalmente, fisicamente , psicólogicamente e etc, é eu não consigo de nenhum forma sair desse relacionamento, é como um ciclo vicioso, e eu não desejo estar mais com ele , porém não consigo me afastar! Eu preciso mt de ajuda…

    Curtir

    • Eu passo por isso mais não é sempre , e quando acontece da gente briga e não para a discussão, ele começa a me xinga de tudo , quando não vem pra cima de mim e quando vem , eu também vou , se ele me bate eu também bato nele , e quando acontece isso de nois dois sai se batendo ele sai pra rua… eu não aguento mais passar por isso e não consigo conversa com ninguém , e tem um mês que perdi minha mãe e Dora fico tudo mais difícil … ME AJUDEM ..

      Curtir

  6. Sou uma mulher que amou e ainda ama demais.
    Hoje estou sofrendo com o desprezo dele depois de 28 anos de casada descobri uma traição.
    O pior é que alem de me desprezar ele pisa humilha.
    Me identifiquei com algumas historias por isso contei um pouco da minha.
    Amigas desculpem me pelo desabafo.

    Curtir

  7. Ola vim contar um pouquinho da minha história pra vcs. Tenho 27 anos um filho de 7. E passei 10 anos casada com o pai do meu filho.esperei a melhor hora pra gnt se separar pois n dava mais certo….
    Ah 4 anos atrás estava na vida que queria solteira ,morando ,sozinha (com meu filho) fazendo meus bicos me virando, fazia 5 meses que havia separado do pai do meu filho , tinha muitos planos. Até que meu pai teve um AVC hemorragico e mudou totalmente a minha vida.antes disso estava ficando com uma pessoa q já conhecia algum tempo, que por fim me ajudou muito com a situação do meu pai,que ficou dependente de mim pra tudo. E eu no momento estava .desempregada só fazendo bico
    Esse cara me estendeu a mão em todos os sentidos quando mais precisei, hjconsigo ver que ele aproveitou da minha fragilidade no momento e me prensou na parede pra casar, eu num beco sem saída topei. N por interesse eu gosto dele. Mais acho que era muito cedo pra casar. Mais que nem eu disse ou eu aceitava ou eu n sei o que ia fazer naquele momento tão dificil,
    Enfim….ele tem 52 anos estamos juntos até hj. Meu pai já está melhor, porém depende de mim ainda. Eu n tenho profissão, e nem tem como trabalhar fora pois n tem quem cuide do meu pai só eu mesma. Eu me viro trabalho pra mim mesma, faço e vendo Marmitex em casa,aos finais de semana eu canto em barzinho( isso desde os meus 15 anos)mais n ganho o suficiente pra manter tudo sozinha, e pra ajudar meu pai n tem benefício nenhum e eu ainda pago pensão do filho dele de 5 anos… Hoje eu lendo sobre relacionamento abusivo eu me assustei em saber que vivo o mesmo. Ou eu acho que vivo.
    Da mesma forma que ele me ajuda em tudo, ele quer controlar tudo. Eu me sinto meia sufocada,n saio sem ele. E se saio ele acha ruim.percebi que ele só me leva pra passear em locais isolado de muita gnt tipo como se ele n quisesse que eu tivesse contato com ngm, só com.
    As pessoas que ele quer ,que ele leva nos passeios junto com agnt. Ele é muito inseguro, fica incinuando que faço coisas erradas, faz eu me sentir culpada em todas as brigas. N tenho paz. Briga por qualquer coisa,acha ruim um status,quer saber de tudo a todo momento,as vezes acha ruim de roupa, quer saber que HS eu durmo(ele trabalha anoite), eu sei que Meu relacionamento com ele é um inferno, o que ele tem de bom tem de ruim, eu fico meia confusa ele é como se fosse dois homens diferente.ciumento demais,bipolar,ignorante e ao mesmo tempo amoroso,cuidadoso,quer proteger demais ,e depois de algum tipo de discussão faz de tudo pra agradar sabe?e eu sinto que mudei tanto que me vejo com medo de ser quem eu sou, evito de ter amizades por saber que ele vai achar ruim e aí vamos brigar,me vejo fazendo coisas que ele quer que eu faça, deixo de ir nos lugares que quero pra evitar chegar em casa e ver ele de cara feia, eu n.tenho liberdade nenhuma em fazer nada, já me vi ter que pedir pra sair,eu percebi que mudei tanto que já n sou a mesma,já tentei uma vez terminar, mais ele chora ajoelha nós meus pés e diz que me ama e que vai mudar, e que fez certas coisas porque estava embriagado, e eu não sei como sair desse relacionamento… Estou envolvida demais que n sei como seria a reação dele, eu acho que ele n vai aceitar, apesar que nunca me ameaçou com nada, mais ele tem arma, eu tenho medo de sair dele. Me ajudem eu sempre achei que tinha algo estranhoo e hj eu percebi que vivo num relacionamento abusivo.

    Curtir

  8. Eu preciso de ajuda , o tempo todo penso em me matar , pq não consigo mais ver solução , não sei como sair disso !

    Curtir

  9. Eu sinto que estou esgotado, tudo que pode fazer fiz,abri mão de tudo,amigos família, vaidade pra fazer o certo e que achava que seria melhor pra minha filha. Hoje vivo num relacionamento onde me sinto um lixo,escuto todo tipo de ofensa de diminuição . Me sinto tão mau que se não tivesse minha filha pra criar me mataria. E ainda me sinto muito culpada por isso

    Curtir

    • Querida rozimar nao fique assim a Vida e dificil mas vale a pena ser vivida sei como eu q sofremos abusos psicologicos mas eu nunca jamais penso em tirar minha vida pelo contrario pense em viverrrrr SEM ESSEM PESSOA Q TE ANIQUILA Q TE SUGA TUAS ENERGIAS LEVANTE A CABECA POR FAVOR E SO ABRIR OS OLHOS E TOMAR CORAGEM P SAIR DESTE QUADRO DESTA CENA Q HJ VC ESTA ENFRENTANDO EU TB VIVO C UM CARA CHATO BIPOLAR POSSESSIVO. INSEGURO E QNDO O CONHECI EY ERA SEGURA FELIZ ME ACHAVA LINDA NAO TINHA ANSIEDADE NEM MEDOS HJ VIVO MAL COM MEDO C ANSIEDADE NAO SAIO P RUA MAIS COM MEDO D MORRER ENFIM MAS VOU ESTOU LUTANDO P IR EMBORA P BEM LONGE DELE E COM FE TENHO CERTEZA Q CONSEGUIREI. ELE NAO ME MERECE POIS ELE PODE TUDO E EU NAO ENTAO TENHO SO ISTO P DIZER P VC LEVANTE A CABECA E NINGUEM NINGUEM VALE SUA VIDA AMIGA BORAAAAA NEGAAAA COLOCA UMA MAKE COLOCA UMA LACE E VAMO BORA VIVER #daoforaaamiga#bjaoooo deus abencoe vc sempre

      Curtir

  10. Eu estava em um relacionamento abusivo, e de dependência emocional. E pra mim está sendo muito difícil passar por tudo isso.
    Eu conheci ele, eu tinha 16 anos, e ele 14, ficamos encantados um com o outro e foi, e nisso foram 6 anos juntos. Eu acabei de fazer 22, mais já iamos morar juntos e noivar sabe? Tudo ano que vem. Os 5 anos foram bons, ou eu pensava isso, mais nesse ultimo ano, de 2020, ele mudou completamente. Eramos desempregados enquanto namoramos e tudo ia bem, mais ele arranjou um emprego e veio a primeira traição, custei a desculpar, mais voltamos. Mais em setembro, ele fez um video porno e mandou pra uma menina, e brigamos novamente e nisso marcamos até viagem pra praia pra tentar melhorar. Mais por tudo o que havia acontecido, eu estava triste e magoada ainda, e brigamos numa sexta, depois do meu aniversário na quinta. E sábado ele me traiu a terceira vez. Perguntei a ele o porque fazer isso comigo, e ele disse que estava carente, que eu não estava saindo muito com ele pros lugares e que eu não estava dando atenção pra ele. Isso me magoou muito, pois ele sabe toda minha vida, e sabe o porque tenho dificuldade em demonstrar sentimentos em público ou em redes sociais, me sinto estranha e sinto que incômodo. Porque quando pequena, quase fui estuprada três vezes, e quando contei uma das vezes a minha mãe, ela disse que era mentira minha. E nisso eu fiquei fechada. Não gosto de abraçar em público, receber elogios, ou ficar falando que amo sempre. Porque demonstro com atitudes, em cuidar, em apoiar.
    Ele já é o oposto. Sempre carismático, conversador, de adapta fácil e é atencioso com todo mundo. Por isso me sentia sortuda.
    Então terminei com ele, e ele pediu pra voltar, mais depois dessa nossa ultima conversa, ele simplesmente seguiu a vida. Ele já ficou com várias, porque ele tem meus familiares e fez questão de postar a nova vida e rotina. Fiquei destruída demais. Eu amo ele, lutei, desculpei, e só precisava de apoio, uma conversa, mais ele desistiu de tudo pelo visto. Estamos separados a 1 semana e 2 dias, e nesse período eu pesquisei sobre términos e acabei aqui. E lembrando algumas atitudes dele; Ele não me deixava usar camiseta que tinha decote, e se eu usava, ele me fazia cobrir com a blusa de frio dele; Ele já me disse que sou uma pessoa difícil de lidar, e que por isso eu devia amar ele; Ele ja me enforcou uma vez, quando eu disse brincando “vou na casa do meu outro namorado em” ; Ele me proibiu de vez o primo dele, que e gay e foi quem nos apresentou e fez a ponte, nunca entendi o porque. ; Quando eu ia sair, independente de com quem, ele ficava irritado e queria fazer algum programa comigo pra mim desistir de ir; Quando eu postava algum status arrumada, ele perguntava “se arrumou pra que? Os cara vão ver isso” sendo que nunca me arrumo. Ele já me proibiu de cortar o cabelo, porque disse que fico feia de cabelo curto. Tanto, que ele quem cortava as pontas do meu cabelo. Ele já gritou comigo também e eu chorei, apesar dele saber que tenho trauma disso.
    Fiquei dependente dele. Porque ele fazia essas coisas, mais me dava tudo o que eu queria, me consolava, eu só conseguia chorar com ele. Contava todos meus problemas e traumas, ele dizia me amar sempre e era atencioso. Por isso não entendo como ele seguiu tão rápido, sabe? Três traições em um ano, desonestidade, manipulações, atitudes suspeitas, mais amo ele e está sendo difícil passar por isso. Ele vive postando sua nova vida, e parece que quer me ferir, mais não fiz nada pra ele. Só amei, compreendi e tentei seguir a relação, mais ele me traiu e não consegui perdoar a 3. Estou confusa, preciso de ajuda. Sei que tenho sorte dele ter aceitado o fim e ter me deixado em paz, mais me magoa saber que 6 anos não foram nada para ele. Pois fomos os primeiros em tudo um do outro, e isso era especial pra mim. Não compreendo, e oro todo dia pra essa dor passar e eu conseguir superar. Porque ele quem errou, conseguiu tão facilmente, porque eu não consigo?

    Curtir

o que você acha?