Quer fazer terapia a um preço acessível?

Imagine que você quebrou um braço. Você percebe que aquilo dói e vê que o membro está gangrenando. Algumas pessoas ao seu redor dizem que você deveria ver um médico, e você até concorda. Mas um médico é muito caro! Você começa a pensar que pode resolver isso sozinha – afinal, existem pessoas muito piores do que você, tipo com câncer, ou algo assim. Você sente que não deveria reclamar e resolve, em vez de cuidar do seu braço, ir encher a cara para esquecer daquele problema. Ou então, você pede que sua mãe ou alguma amiga faça uma massagem. E tenta engolir aquela dor.

Vamos concordar: isso não parece que vai funcionar muito bem. Então, por que fazer a mesma coisa com a sua mente?

12431726_1224761384204789_782671930_n
Ilustra: Helô D’Angelo

Fazer terapia pode te ajudar a controlar a ansiedade e o medo do futuro, a conhecer melhor seus desejos, a sair de relacionamentos abusivos e a lidar com problemas de amor próprio. Se você acha que fazer terapia é caríssimo, pense de novo: preparamos uma lista com alguns lugares em São Paulo* para você fazer terapia a um preço acessível (e às vezes, até de graça). A maioria desses lugares atende as pessoas por meio de um processo de triagem – então, é só entrar em contato e se inscrever!

* Como a maioria das nossas colaboradoras é de São Paulo, inclusive a autora do texto, não temos muitas informações sobre terapias acessíveis fora da cidade. Mas lembramos que é muito comum que as universidades tenham clínicas-escola, que são muito boas (como as da PUC-SP ou a da USP). Se você souber de algum lugar bacana fora de São Paulo, fale com a gente!

Helô D'Angelo
Helô D’Angelo tem 21 anos e há menos de um ano acreditava que terapia era coisa de gente “louca”. Hoje, ela descobriu que, além de ofensivo, o termo “louco” é tão amplo que não fala de ninguém – ou fala de todo mundo.

6 comentários

  1. […] 3. Faça terapia. Ter alguém para conversar que não tenha laços afetivos com você pode te ajudar de várias maneiras. Aos poucos, isso vai te fortalecendo, e fazendo você perceber o seu valor. Conversar com um psicólogo é muito diferente de conversar com seus amigos ou com a sua mãe: é uma forma de cuidado. ❤ […]

    Curtir

  2. Posso contribuir?
    No Estado do Pará, as universidades Unama e UFPa, possuem clínicas – escola de psicologia abertas à comunidade. O preço da sessão é em torno de R$ 8,00 na unama e na ufpa é gratuito.
    Estudantes de instituições Federais de ensino técnico ou suçperior, verifique se na sua cidade é prstado o serviço de apoio estudantil.Esse é um serviço de assistência que presta de apoio psicológico e social para alunos em dificuldade emocional, em baixo rendimento ou hipossuficiência econômica.
    vale muito a pena, to vivo hoje graças a elas.

    Curtir

  3. Em Ribeirão Preto, a CEU SAÚDE (www.ceusaude.com.br) desenvolve o mesmo trabalho. Caso queira e possa divulgar na lista, estamos prontos a atender com o maior profissionalismo. É ligar, agendar a consulta para fazermos a triagem e negociar o valor acessível para que a psicoterapia possa fazer seu papel no auxílio da saúde e qualidade de vida emocional.

    Curtir

o que você acha?