Sinais de um relacionamento abusivo (e como sair dele)

O que é um relacionamento abusivo?
Relacionamentos sempre têm dois lados – o seu e o da pessoa com que você está se relacionando. Falando de forma geral, os relacionamentos abusivos acontecem quando um dos lados tem mais “poder” do que o outro. Em uma relação saudável de amizade, entre familiares ou em um bom relacionamento amoroso, é óbvio que não podemos ter “poder” concentrado em nenhuma das partes. Relações saudáveis funcionam quando os dois lados são parceiros e confiam um no outro. Embora relacionamentos abusivos possam acontecer em qualquer forma de relação (familiar, de amizade, profissional ou amorosa), aqui, vamos focar em relacionamentos amorosos.

Ilustra: Helô D'Angelo
Ilustra: Helô D’Angelo

Eu diria que nós entramos nesse tipo de relacionamento sem nem perceber. No meu caso, foi muita imaturidade: eu tinha apenas 15 anos quando comecei a namorar um rapaz que foi o meu primeiro namorado e o meu primeiro amor. Eu demorei muito tempo para conseguir sair dessa relação. Então, eu gostaria de dar umas dicas para que ninguém passasse por isso como eu passei, pois é uma situação muito ruim – eu quis me matar várias vezes por causa disso. Não aguentava mais aquilo, mas não conseguia sair. Então, aqui vão algumas dicas de como identificar e sair de um relacionamento abusivo:

O abusador
Pelo que percebi por experiência própria e ouvindo outras pessoas, o abusador possui algumas características: são, em geral, pessoas manipuladoras, controladoras, ciumentas, insistentes, sem confiança no outro – em outras palavras, são extremamente inseguras e, por isso, não conseguem respeitar o companheiro*.

Sinais de um relacionamento abusivo

  1. A pessoa quer mandar no seu corpo. Exemplos: pede que você deixe de usar maquiagem, que você use ou não algum tipo de roupa (saias, vestidos, decotes etc.), que use ou não algum tipo de calçado, que você passe ou não alguma cor de esmalte, que você beba ou não, que corte ou não o cabelo de certo jeito. Como eu falei, são pessoas manipuladoras, então nem sempre existe um tom de ordem. Muitas vezes, isso acontece na forma de um pedido calmo, uma sugestão, uma pressão, do tipo: “Amor, eu não gosto de você usando saia, os outros ficam te olhando”. Aí, você acaba deixando de usar, mesmo que você goste. Com o tempo, você vai seguindo o que a pessoa quer e esquecendo das próprias vontades.
  2. A pessoa quer controlar aonde você vai ou deixa de ir. A liberdade de quem sofre com esse tipo de relação é cerceada. Você é privada de ir em locais nos quais antes você gostava de ir, sejam eles quais forem – baladas, casas de amigos, bares – ou coagida a ir em lugares que seu namorado prefere – casas dos amigos dele, baladas que ele curte. Os exemplos: você se sente mal de ir em festas, você se sente culpada de sair para lugares que essa pessoa considera ‘inadequados’, você leva bronca ou sente que cria discussões quando vai na casa de uma amiga que ele não gosta. E como eu falei antes, as coisas nem sempre acontecem por meio de brigas: muitas vezes, os pedidos podem parecer doces ou até preocupados com você, tipo: “Meu bem, esse lugar as pessoas vão para se pegar, eu não gostaria que você fosse”. E mesmo que você diga que não tem nada a ver, que você só quer dançar, se divertir, a pessoa vai continuar insistindo até você ceder. Isso demonstra a falta de confiança em uma relação, e isso não deveria acontecer.
  3. Você acaba abandonando amizades e a sua família por causa da pessoa. Acho que essa é uma das piores partes de um relacionamento abusivo. É muito comum que você pare de sair com alguns amigos, simplesmente porque a pessoa quer. Ela não gosta daquela pessoa, então você para de sair com aquela pessoa – você, afinal, está querendo agradar. Mas tem aquela outra pessoa de quem ele sente ciúmes: “Esse aí quer te pegar, não é seu amigo, só quer aquilo” (mesmo que isso seja verdade, você deveria ter a liberdade de escolha, em vez de ter a sua vida traçada pelo seu namorado). E tem ainda aquela sua amiga que, na visão dele, só quer separar vocês. A lista não para nunca e, antes que você perceba, até seus pais podem entrar nela. Mais uma vez, as coisas não necessariamente são ditas de forma grosseira, mas manipuladoras.
  4. A pessoa te diminui e menospreza, acabando com a sua autoestima. Essa é outra coisa horrível: a pessoa vai te apagando. Ela vai minando sua confiança, realçando seus “defeitos”, caçoando de você e sempre apontando como ela é a única pessoa que poderia te amar – afinal, você é horrível, segundo seu namorado. Essas mentiras podem ser em relação ao seu corpo, ao seu intelecto, ao seu jeito, à sua sexualidade ou em relação a qualquer outro aspecto seu. Com o tempo, você se sente inferior, pra baixo; você se acha feio, ruim, desmerecedor de qualquer amor. E é justamente nessa hora que o abusador pode falar algo do tipo: “Você nunca vai conseguir ninguém melhor do que eu”. Na hora, isso faz sentido – você se sente tão menosprezado, tão ruim, tão inútil, que a pessoa só pode estar certa.
  5. Abuso psicológico. As formas de abuso psicológico são várias, como a diminuição da autoestima que eu descrevi acima, mas existem muitas outras. Um exemplo importante é o comportamento do seu namorado nas brigas. Brigas e discussões são parte de estar em um relacionamento, e são até saudáveis (afinal, são duas pessoas diferentes vivendo juntas). Mas o abuso psicológico acontece quando, nessas brigas, você acaba achando que SEMPRE está errada, mesmo que você tenha certeza de que estava certa. De alguma forma, o motivo da briga muda e você se torna a culpada. E o pior: se você sai do controle – o que é uma reação absolutamente humana -, você é louca, instável, incapaz etc (atitude conhecida como gaslighting). O abusador jamais vai permitir ser taxado de errado.
  6. As ‘regras’ que valem para você não valem para ele. Todas essas coisas horríveis que acontecem com você não acontecem com o abusador. Você se afasta dos seus amigos, mas ele não se afasta dos dele; você deixa de ir a festas só com os amigos, mas ele não deixa; sua confiança está destruída, mas ele parece perfeito. Seu emocional é destroçado, sua autoestima é diminuída, você se sente mal e se sente só, mas a pessoa está melhor do que nunca. Esse tipo de pessoa fagocita a outra, suga sua energia de viver. Não é que seu namorado deva sofrer como você. Pelo contrário: em um relacionamento saudável, nenhum dos dois deve passar por isso.
  7. Dependência emocional.  Afastada dos seus amigos e da família, cheia de defeitos e com uma autoconfiança próxima de zero: é assim que você se vê. Sem nenhuma base de apoio, você acredita que aquela pessoa é a única que pode te querer, mesmo que isso custe caro. Muitas vezes, você sente vergonha disso tudo, mas sente que não pode se abrir para ninguém, porque ninguém vai entender. Você não quer que ninguém te diga que seu relacionamento é ruim para você. Então, você se sente confusa e sem apoio, além de um ser humano horrível.
  8. Abuso sexual. Precisamos acabar com aquela frase ridícula: “se é seu namorado, você tem que agradar”. Você não tem obrigação de fazer NADA. Você faz se você quiser, se tiver vontade. Se você já ouviu essa frase, posicione-se contra ela. O sexo é para ser um prazer, uma coisa boa, e não uma coisa ruim, não uma coisa nojenta, e muito menos forçada. Em relacionamentos abusivos, é muito comum que você se sinta obrigada, de forma física ou psicológica, a transar. Você se sente culpada de não “comparecer” e acaba cedendo – tudo com seu namorado dizendo “se você me amasse, não negaria”.
  9. Depressão. Alguns casos de depressão surgem após uma longa relação abusiva. A depressão tem como sintomas o sentimento de solidão, o desânimo, a falta de vontade de viver, o cansaço físico e emocional, a autoestima baixa e a falta de amor próprio. Então, eu só posso dizer que isso não é bom para você, nem hoje nem nunca.

Será que eu estou em um relacionamento abusivo?

Responda sinceramente com sim ou não:

Você está em um relacionamento em que o outro te afastou de seus amigos?

Você diria que o seu parceiro é controlador/ ciumento?

Você se sente proibida de fazer algo que você gostava muito antes?

Você sente que seus sonhos foram destroçados por causa do outro?

Você sente que não pode fazer nada sem pedir autorização ao outro?

Você acha que não pode fazer algo novo porque o parceiro vai ficar com ciúmes?

Você nunca sai sem essa pessoa, e se tentar sair deve dar briga?

As brigas são bem frequentes?

Você acha que quase sempre em uma briga você é a errada?

É uma relação repleta de ciúme, insegurança?

Você sente que a pessoa diminui a sua autoestima?

A pessoa faz você sentir mal consigo mesmo?

Você se sente inferior ao outro?

Você acha que jamais poderia ser feliz sem essa pessoa do seu lado?

O sexo tornou-se algo obrigatório?

Você já pensou em se matar por causa da relação?

Se você respondeu sim a uma ou mais dessas perguntas, está na hora de rever alguns aspectos do seu relacionamento – e de repensar o que é melhor para você.

Como sair de uma relação assim?
1. Primeiro de tudo: se ame. O amor próprio é a coisa mais maravilhosa que pode acontece na sua vida. Quando você se ama, não permite que ninguém te trate mal, não admite que ninguém grite com você, não admite que ninguém te bata, que ninguém faça nada de ruim contigo. Ninguém pode dizer o que você pode e o que você não pode fazer, porque você é dona de si mesma. Faça o que te fizer feliz.

2. Tenha a sua vida e cuide dela com carinho. Amar-se é um processo e ele pode ser demorado, mas existem outras coisas que podem ser feitas enquanto isso. Procure ter uma base de apoio. Isso é, tenha amigos para conversar, saia com eles, mantenha sua família por perto, procure criar e manter vínculos que vão além do seu namorado. No começo é difícil, porque você pode se sentir culpada, como se estivesse gastando o tempo que você tem com seu namorado com outras pessoas, mas isso é pura ilusão. Você precisa ter a sua vida independente da dele – e se ele não valoriza isso, é porque não valoriza você.

3. Faça terapia. Ter alguém para conversar que não tenha laços afetivos com você pode te ajudar de várias maneiras. Aos poucos, isso vai te fortalecendo, e fazendo você perceber o seu valor. Conversar com um psicólogo é muito diferente de conversar com seus amigos ou com a sua mãe: é uma forma de cuidado. Você também pode procurar grupos de apoio como o MADA (Mulheres que Amam Demais Anônimas). ❤

Por último, não deixe ninguém te diminuir. Isso é bem importante. Cada pessoa é única, todos nós somos feitos de qualidades e defeitos. Então, saiba que você também é assim, como todos nós, devemos abraçar nossas características. Autoconhecimento é a ferramenta mais poderosa que você pode possuir: “conheça-te a ti mesmo” e você vai saber quais são seus pontos fortes e seus pontos fracos. E no mais a vida te ensina, você aprende a lidar com as situações, você aprende que isso te faz mal, que tal pessoa te faz bem, a gente aprende. Só seja feliz.

Para saber mais e dar algumas risadas, veja o vídeo da Jout Jout sobre isso, “Não tira o batom vermelho“.

* vou usar os pronomes masculinos para facilitar na escrita. Mas entenda que o “namorado” é um termo tanto para “namorado” quanto para “namorada”. Relacionamentos abusivos não são uma exclusividade hetero. Aliás, falando de relacionamentos heterossexuais, nem sempre é o homem o abusador e a mulher a vítima, embora essa configuração seja a mais comum até pela nossa sociedade machista.

** A autora pediu anonimato. Ela também é dona do blog Não Se Deprima, visite ela por lá!

36 comentários

  1. Nossa! esse texto falou comigo, até me emocionei, pois tenho um relacionamento bem complicada, sinto-me fraca e sem atitudes e péssima. E sou um pessoa sem amigos e meus familiares estão distante , tenho vergonha de tudo isso, por isso ninguém sabe da situação que me encontro hoje.

    Curtir

      • Eu estou com meu marido a 11 anos. Temos 2 filhas com necessidade especiais. Primeiro ele me proibiu de ter amigos” isso seria uma prova de amor pra ele”.. depois eu não poderia sair pra lugares legais ou até mesmo pra fazer algo importante na rua … Eu só posso frequentar a casa da mãe dele e da minha mãe. Eu não posso fazer nada pela minha vida. Ele já me agrediu algumas vezes esses anos. Ele fala w faz isso por culpa minha. A culpa sempre é minha. Ele me xinga todo dia. Fala q eu não sirvo pra nada. Nem pra sexo. Diz q eu não sirvo pra nada q eu sou um lixo q ninguém quer. Só ele mesmo q é doido de querer. Aí eu pesso p ele deixa eu ir embora de casa ele fala q eu tenho q morrer e q eu mereço apanha se eu fazer isso. Eu falo p ele então pq ele não vai embora e deixa eu em paz . Ele fala q eu vou virar merda se eu ficar sem ele. Eu tenho q lavar passar cozinha e dar conta das crianças. Ele chega do serviço me xingando dizendo q eu não fiz nada q só no serviço dele tem valor. Eu recebo pensão da neném pelo INSS e ele não gasta dinheiro nenhum com as crianças .. só gasta com ele próprio me deixa sozinha em casa. Eu quero ir embora . Ele me ameaçar dizendo q se eu for embora é certo q eu vou tentar arruma outra pessoa e q ele mata eu e as menina se isso acontecer . Ele se sente como tivesse poder sobre mim e q eu tenho q obedecer ele. E se eu enfrentar cada vez eu recebo um castigo diferente ou um corretivo ou o direito dele me trair pra ele disconta a raiva q ele sente de mim. Eu não aguento mais. Sempre pessoa a Deus pra me levar embora desse mundo pra eu ter paz. Mas quem vai cuidar das minhas filhas se eu moro no espírito santo e minha família no Paraná. É como se fosse uma prisão sem grade com direito a tortura

        Curtir

    • Estou casada a 35anos mais ele sempre me disse que sou culpada de tudo. Ele já foi alcoolizado me deixou sozinha quando osso meninos era pequeno hoje vou ser vovó graças a Deus. Mais ele me faz passar vergonha estou com 54anos ele 58 já teve infarto cuidei dele. Sempre me diz que não tem medo de morrer. Acho que ele não quer me ver feliz. Existe uma pessoa tão ruim assim?

      Curtir

    • Oi minha querida Neide eu estive em uma situação igual a sua longe de todos os parentes e com uma pessoa horrível toxica e abusiva desejo que você saia dessa o mais rápido possível pois as sequelas são inevitáveis.muita luz pra sua vida

      Curtir

    • Tudo o que contraria o meu namorado, uma atitude, uma opinião diferente da dele, ele reage mal. Se altera fica agressivo e tenta me convencer de que eu provoquei essa situação. Isso me deixava em desespero total, paralisada e com medo de perdê- lo fazendo com que eu cedesse a opinião dele, assumindo culpas as quais não tinha.

      Curtir

  2. Me enquanto no perfil. Depois de conhecer o MADA e decidir mudar, estou conseguindo retomar a sanidade. Só por hoje!

    Curtir

  3. Meu ex-namorado é claramente esse tipo de pessoa. No início quando conversávamos ele parecia ser um príncipe. É tanto que existiam muitas mulheres atrás dele. Quando começamos a namorar ele mostrou as garras, me xingava e falava coisas que eu não era. Começou com um ciúme descontrolado de tudo e todos. Me fazia sentir culpada diariamente por coisas que eu não fazia. Até que ele mesmo terminou comigo por coisas que ele inventou na cabeça como sendo traição. E até hoje fica me chamando de mentirosa. Hoje me encontro em recuperação de uma depressão. Foram os piores meses da minha vida. Ainda assim pensava em ajudá-lo de alguma forma, mas vejo que isso não é possível. Só digo a você que está desconfiando que seu companheiro seja esse tipo de pessoa. Saia disso logo!!!

    Curtir

  4. Tenho 32 anos, tenho um relacionamento de 9anos em que vivo quase todos os aspectos citados acima. Já terminei, passamos quase 1 ano separados, e ele não mudou. Ele é possessivo, controlador, ciumento e por várias vezes tentou me afastar e me colocar contra amizades que conquistei no tempo que ficamos longe. Ele implica com todas as pessoas do meu serviço, principalmente os homens. Me dá pra qualquer homem, onde quer que eu esteja eu sempre estou a flertar com alguém. Isso tem me destruído, um desgaste físico, emocional e psicológico. Quando estamos juntos brigamos o tempo todo, pois parece que nada o agrada. Estou tao confusa e sem saber o que fazer.

    Curtir

  5. Sou casada e tenho um filho de 6 meses, e sou casada a 1 e 3 meses. Des de que a gente foi morar juntos ele fala que mulher casada não pode sair com seus amigos,que não pode ir no cinemas com suas amigas porque mulher junta so fala de homem e mulher casada não pode. Eu tentei por semanas mudar isso nele e falar que não tem nada a ver e ele rodou a conversa toda contra mim e no final eu estava errada e precisava aceitar isso, me afastei de todos os meu amigos. Engravidei, muitas pessoas se afastaram, e isso foi mais uma desculpa para eu não ligar para aqueles onde eu mais precisei nao estava comigo. Fora que quando a gente brigar ele fica ‘louco’ fala um monte de coisa guardada dentro dele, eu sou muito sensível e no final sempre fico muito mal pela forma que ele me trata e eu sempre sou a errada da situação. Agora tenho um filho com ele, gosto dele, mas não gosto da maneira pela qual estou vivendo. Acho que ate o amor esta se esfriando por tanta coisa que eu ja tentei falar e eu sempre estava errada e a forma que ele pensa e a certa… e eu não sei o que fazer ://

    Curtir

    • Eu sei bem o que é passar por isso,convivi com ele deis dos meu 15 anos,hj tenho 30 demorei muito pra perceber que tudo aquilo,que eu passei esses anos ñ estava me fazendo bem,primeiro ele foi me afastando das minhas amizades,depois dizendo oq eu deveria fazer,pra ele eu ñ podia falar com homem nenhum pq eles só iam querer me pegar,em quanto ele saia fazia o q queria é se eu falasse alguma coisa eu já erra erra,ele mexeu tanto com o meu psicológico q hj tenho síndrome do pânico qualquer coisa ja fico assustada,perdi anos da minha vida fazendo apenas as vontades dele,hj depois de muitos anos comecei a perceber q até meus pais ele já estava querendo falar mal,graças meu bom Deus ñ cheguei a ir morra com ele,tenho até medo do q ele seria capaz de fazer,mas ele conseguiu me manipular por anos,hj em dia minha auto estima e baixa me senti perdida.mas agora aos poucos vou vendo o quanto sou uma pessoa maravilhosa nada daquilo q ele dizia só pra me colocar pra baixo pq ele queria eu sempre aos pés dele.e muito triste depois q vc acorda pra realidade e vê que passou tanto tempo vivendo apenas em função da outra pessoa,que só te proibe,te obrigada até ter relação sexual msm quando vc não queria,que vc nunca vai ser boa o suficiente. Resumindo ñ desejo isso pra ninguém pq vc vai se apagando o seu brilho de viver acaba muitas vê sem nenhuma amizade,e com uma depressão.

      Curtir

  6. Eu vivo a 04 anos neste tipo de relacionamento, cheguei a pensar em tirar minha própria vida por achar que mereço tudo que ele faz e fala contra mim , este natal assim como os outros foi um verdadeiro caos pareciai que eu estava pisando em ovos tudo ele chingava e humilhava me fez trocar de roupa e por último disse que nada adiantava que sou feia, bom hoje dia 26 disse a ele que festa vez ou ele vai embora ou eu vou , ele gritou me ameçou disse que tudo aqui é dele , pois bem eu vou nem que seja com a roupa do corpo mas vou sair deste casamento, por favor se tiver algum grupo de apoio me avisem vou precisar, me envergonho de dizer a familia e amigos eles sabem por cima e principalmente por que sou outra pessoa triste e de baixo autoestima. Por favor rezem por mim obrigada

    Curtir

    • Eu vivo um relacionamento abusivo, entre inumeras outras coisas, eu não posso usar perfume. Meu esposo acha o cúmulo do absurdo eu me perfumar para sair sem ele.

      Curtir

      • Saia sem olhar para trás vivi isso 14 anos,sei bem oq é passar por tudo isso é ñ acredite em melhoras da parte dele pq são apenas manipuladores.

        Curtir

  7. Eu ja passei por isso ele queria controlar td o que eu fazia quando contrariado me batia e por causa disso eu sofri dois abortos ele me forçava a transar comele me batia e me humilhava durante a transa e também durante todo o dia tive muitos problemas mEEais td piorou quando engravidei pela terceira vez essa gravidez vingou e ai veio a Maria Manuela ele tinha ciúmes da bb ele começou a separar a Manu de mim mais ai eu tomei coragem e denunciei ele depois de um ano separada eu to trabalhando estudando e cuidando da Manu ela agora com1ano e meio é uma bb normal e muito feliz ja tenho um novo amor e vou ser mãe de outra  meninha a IsabelaNatali ou simplesmente IsaNati como a apelidamos gracas a Deus eu acordei e digo pra outras mulheres tomem a iniciativa antes que seja tarde

    Curtir

    • tambem vivo a quatro anos nesa situacao i separo i volto nao sei porq nao entendo ele me fas muito mal i pior q eu sei q iso nao tem futuro mais mesmo asim to aqui com ele as veses me chamo de bura de tomga idiota por aceitar tudo q ele me fas mais nao consigo me livrar dese sentimento q me fas tao mal sera q acostumamos a sofre

      Curtir

  8. Eu vivi 3 anos e meio um relacionamento toxico e abusivo onde ele escolhia as amizades a roupa,o ciúme era ridículo mas como estava no começo eu achava lindo pensando que eu era amada até o primeiro soco na cara as ameaças os chutes nas pernas as manchas roxas no corpo os xingamentos gritos e ameaças ele é usuário de drogas e bebe saia com os amigos a noite e só chegava de manhã em casa tentou me matar três vezes a facadas na última vez eu fui embora e hoje vivo com minha mãe.😪😪😪

    Curtir

  9. Sou homem, mas minha mulher extremamente controladora, manipuladora, ciumenta.. os sinais mostrados acima, quase todos sou obrigado a suportar no meu casamento! mas quando quero terminar, ela vem com mil e uma promessas.. que vai mudar, que me ama, que eu estou abandonando a família.. e por aí vai!
    como me sinto culpado, acabo cedendo e não saio de casa, porém, jah estou doente emocionalmente de tanto ceder.
    Não aguento mais, e penso até em tirar a vida para ter paz. Tenho um filho de dois anos com ela.. juro se não tivesse ele jah teria caído fora desse relacionamento há mto tempo.
    Não sei oq fazer!

    Curtir

  10. Bom, sou homem e a 1 ano e 6 meses moro com meu namorado. A principio eu comecei a reparar nele comportamentos de pessoa desequilibrada, testemperada mas hoje em dia eu percebo que ele faz de tudo pra me menosprezar. O relacionamento abusivo não é somente em um ciume ou coisa parecida e sim também na falta de zelo ou até mesmo empatia pelos seus problemas. Ele sempre me menospreza por tudo, pelo meu trabalho (Embora eu seja Coordenador e ele é Gerente), pela minha formação (Eu ADM e ele Engenharia) e sempre me colocando pra baixo, me tratando extremamente mal. Não posso ir na casa dos meus pais pois quando vou ele sai escondido e sabe-se la Deus o que faz. Moro na casa dele e qualquer coisa ele me diz que
    se eu quiser sair a porta da rua é serventia da casa, então me sinto como um estranho. Eu o amo mas acredito que o amor não seja tudo. Eu estava demorando em um lugar pagando uma conta e ele me beliscou e ficou extremamente roxo meu braço. Existem vários relacionamentos abusivos, acredito que estou vivendo em um.

    Curtir

  11. Caramba, faz quase 2 meses que terminei meu relacionamento, tinhamos 2 anos e 8 meses de namoro, dentre este tempo fomos noivos por 7 meses e acabamos. Depois de alguns meses nos batemos de novo, conversamos e decidimos tentar novamente. com novos pensamentos e mudados. Só que desde os primeiros meses ela foi muito ciumenta, eu dançava em quadrilha junina e parei de dançar porque ela disse que não confiava em mim dentro do grupo, até convidei ela pra participar comigo, dançar comigo e ela se negou. Parei de sair com meus amigos, beber com eles, eu não saia mais sozinho pois ela nao confiava. Ela costumava muito ir dormir na casa das amigas e eu nunca fui de me importar, e sempre eu que falava: “vou pra casa de fulano jogar um video game e tomar umas..” era motivo de brigas e eu sempre baixava a cabeça e inventava qualquer desculpas pra dizer a eles.
    Eu amo jogos online, ela estava comigo na minha casa desde o sabado e no domingo eu decidi jogar online com meus amigos, só um pouco. passou-se alguns minutos (uns 30, 40 min.) e ela começou me gritar, dizendo que eu nao dava atençao a ela, que eu não taqva fazendo papel de namorado e que isso machucava muito ela e que eu tava errado. Nesse dia eu quase terminei o namoro, mas acabei me culpando e voltando atrás.
    Queria poder desabafar tudo que to sentindo e tudo que eu vivenciei, mas ia ser muito longo o texto.. Esses foram so algumas de tantas coisas que passei. Nós acabamos da primeira vez por motivos iguais os de agora, falta de confiança dela, ciumes doentios, brigas bestas e atitudes desnecessárias.

    Hoje, to sofrendo, por ter acabado e por ver que o erro não foi totalmente meu, me culpo pois, se eu nao tivesse aceitado, nada disso teria acontecido então tenho parte dessa culpa.

    Eu amo demais ela! Mas eu não aguentava mais tanta dor no coração. Sofro de ansiedade e isso não é bom para ninguem.

    – Respondi o questionário “Será que eu estou em um relacionamento abusivo?” e das 16 perguntas, só 3 eu marquei NÃO.

    (perdão pelos erros de português)***

    Curtir

  12. Caramba, faz quase 2 meses que terminei meu relacionamento, tinhamos 2 anos e 8 meses de namoro, dentre este tempo fomos noivos por 7 meses e acabamos. Depois de alguns meses nos batemos de novo, conversamos e decidimos tentar novamente. com novos pensamentos e mudados. Só que desde os primeiros meses ela foi muito ciumenta, eu dançava em quadrilha junina e parei de dançar porque ela disse que não confiava em mim dentro do grupo, até convidei ela pra participar comigo, dançar comigo e ela se negou. Parei de sair com meus amigos, beber com eles, eu não saia mais sozinho pois ela nao confiava. Ela costumava muito ir dormir na casa das amigas e eu nunca fui de me importar, e sempre eu que falava: “vou pra casa de fulano jogar um video game e tomar umas..” era motivo de brigas e eu sempre baixava a cabeça e inventava qualquer desculpas pra dizer a eles.
    Eu amo jogos online, ela estava comigo na minha casa desde o sabado e no domingo eu decidi jogar online com meus amigos, só um pouco. passou-se alguns minutos (uns 30, 40 min.) e ela começou me gritar, dizendo que eu nao dava atençao a ela, que eu não taqva fazendo papel de namorado e que isso machucava muito ela e que eu tava errado. Nesse dia eu quase terminei o namoro, mas acabei me culpando e voltando atrás. Mudei meu humor, criei uma nova personalidade pra mim, ou melhor pra ela. Me transformei em uma pessoa totalmente diferente do que eu sou, só pra agradar.

    Queria poder desabafar tudo que to sentindo e tudo que eu vivenciei, mas ia ser muito longo o texto.. Esses foram so algumas de tantas coisas que passei. Nós acabamos da primeira vez por motivos iguais os de agora, falta de confiança dela, ciumes doentios, brigas bestas e atitudes desnecessárias. Depois de 4 meses voltamos, pois eu acreditava em uma mudança, acreditava que tudo poderia dar certo e poderia ser melhor pelo tempo que passamos longe um do outro e pela dor. Mas infelizmente, no inicio foi tudo de bom, pareciamos pessoas diferentes, mas depois…. tudo voltou a se repetir.

    Hoje, to sofrendo, por ter acabado e por ver que o erro não foi totalmente meu, me culpo pois, se eu nao tivesse aceitado, nada disso teria acontecido então tenho parte dessa culpa.

    Eu amo demais ela! Mas eu não aguentava mais tanta dor no coração. Sofro de ansiedade e isso não é bom para ninguem.

    – Respondi o questionário “Será que eu estou em um relacionamento abusivo?” e das 16 perguntas, só 3 eu marquei NÃO.

    (perdão pelos erros de português)***

    Curtir

  13. Eu estou em um relacionamento assim. Exatamente como conta cada detalhe do artigo.. exatamente como 99% das perguntas do questionário. E quando ele termina comigo, me fazendo me sentir culpada pelos erros que não são meus, eu quase morro.. Corro atrás dele, procuro, sofro, e ele só volta quando ele quer.. Não consigo sair. Não sei mais o que fazer…

    Curtir

  14. Eu nunca soube que poderia obter lançadores de feitiços bons e confiáveis ​​on-line, que podem realmente ajudar pessoas como eu que precisavam de ajuda em um relacionamento. Eu me meparei do meu marido quando ele terminou comigo e voltou para o ex-amante, fiquei tão arrasada e com o coração partido. Eu não era mais eu mesmo, até que um amigo meu me encaminhou para um grande homem chamado Great Baba Ogbogo, que ele poderia ajudar minha situação. No começo, duvidei, e depois o contatei e ele me disse que conseguiria um feitiço de amor preparado para eu trazer meu marido de volta para mim. Depois de fazer o necessário, fiz tudo o que ele instruiu e, para minha maior surpresa, recebi um telefonema do meu marido de que ele estava voltando para casa e sentia muito por tudo o que me fez passar. O resultado foi bem-sucedido e hoje estamos vivendo felizes. Dei a ele minha palavra de que compartilharei meu testemunho com o mundo para que outros possam obter ajuda de qualquer tipo dele. Você pode enviá-lo por e-mail através de: greatbabaogbogotemple @ gmail. com ou escreva-o em sua linha do WhatsApp +234902018697. Estou tão feliz, obrigado Great BaBa Ogbogo

    Curtir

  15. Obrigado pelo artigo. Tenho 20 anos e estou a passar por uma situação assim, estou a estudar na faculdade e não consigo ter mais nada para além dela, só consigo estudar quando estou com ela e ela só estuda quando está comigo.
    A minha mãe esteve com cancro durante este altura de covid e eu precisei de estar com a minha mãe mais tempo porque tinha de apoiar em casa e ajudar, e ela não podia vir a minha casa porque podia estar a trazer a doença para a minha família e expliquei lhe agora não posso estar contigo mesmo, ela não entendia e me obrigava a estar com ela, se eu não fosse ter com ela ao fim do dia deixava de comer e chantageava me e acabava por ceder… tentei falar com mãe dela e contar o que se passava e a mãe dela perguntava me se eu realmente gostava da filha dela, achava que não fazia sentido eu namorar com ela e não estar com ela.
    Depois as coisas com a minha mãe resolveram se e tratou se, vencendo a doença. E para compensar o pouco tempo que estive com ela fui uma semana de férias com ela, ela ficou feliz porque estive 24/24 com ela, mas mal voltamos da viagem os problemas voltaram… não podia estar com a minha família nem com amigos nem ninguém, nem sequer dormir uma cesta de tarde… ela não percebia como posso preferir fazer algo a estar com ela e namorar com ela…
    Os meus amigos convidaram me para ir de férias com eles uma semana, eu disse que ia uma semana com eles de férias e depois voltava a ir com ela uma semana… ela quis acabar comigo e acha que estou a fazer algo muito mau, e não percebo o que estou a fazer de errado até disse que ia dois só com eles, ela respondeu me o mesmo como podes preferir estar dois dias com eles a estar comigo…
    Nunca trai, sempre fui fiel e passei tempo com ela, até a trago a estar com a minha família muitas vezes. Tenho 20 anos, estou num boa faculdade a tirar um bom curso e já não sei o que fazer…

    Curtir

  16. obrigado chubygreat por sua ajuda. chubygreat me ajude a recuperar minha esposa que eu pensei que tinha perdido, com sua ajuda e poder mágico minha esposa voltou e agora estamos vivendo felizes. você pode entrar em contato com a chubygreat com os seguintes detalhes 2348165965904 ou e-mail chubygreat@gmail.com

    Curtir

  17. Uma amiga pedi para eu colocar isso p ela, ela vive em um relacionamento abusivo a 13 anos, no come o ela achava bonito dizia que é apenas ciúmes sinal que gosta de mim, mais com passar veio as atrações chingamentos, ela engravidou isso passou, por um tempo, quando o filho dela nasceu deve que sair p trabalhar com 5 meses porq não tinha dinheiro para comprar 1 absorvente morava de aluguel com o cara é não tinha p onde ir o filhos, ele ou que ela estava se ajeitando no trabalho ficando independente e se tornou um bom homem carinhoso gentil disse que não faria mais mau p ela, pediu p ela sair do trabalho mais não diretamente, ela saiu, eles se mudaram para outra casa na rua de traz, ela arrumou outro trabalho qdo mais flexível mais mesmo assim estava incomodando o cara, ele come ou a sair é disse que ela não podia ir por causa do trabalho dela, que era o mesmo plantão, então teve um dia que ela conseguiu trocar para acompanhado é mesmo assim ele não quis levar, foi aí que ela tomou coragem e falou para ele ir em bora, ele foi de boa, só que já estava ok outra mulher ela ficou arrasada, passou Natal ano novo sem ver o filho com a outra mulher, depois que ela começou a conhecer outro rapaz do ele invadiu a casa dela de madrugada e disse que se ela não ficasse com ele não ia ficar com mais ninguém incrível ……………. ela que vai escrever aparador daqui……,….. eu voltou não sabia o porq mais voltei, isso esse rapaz era do meu trabalho já estava a 1 anos e meio no trabalho ele me convenceu a sair indiretamente é eu saí perdido 1 traição, peguei toda minha indenização auxílio desemprego p construir no quintal da minha sogra ele sai do trabalho fez o mesmo, tai saímos do aluguel, eu ganhei 1 bolsa de um urso técnico que eu queria muito fazer, ele não gostou, perto do fim do curso ele falou que tinha que passar a dormir no trabalho eu achei que seria bom que isso deixaríamos mais unidos, então foi qdo ele passou a ir p casa do aos domingos eu achava isso muito estranho então falei ou vc vem p casa todos os dias ou terminamos, ele prefeito terminar, foi aí que descobri que ele estava com outra mulher, sofri muito, terminei o curso sem emprego arrumei um extra Natal conheci um menino e ele começou a querer olhar, mais estando com a outra eu não quis, mais acabei voltando, aí a tal outra veio dizer que estava grávida então ele manteve relacionamento com as 2 sem eu saber acredito que ela tb não sabia, qdo eu descobri falei com a mulher que eu tava ok ele é ela tb mais tava indo viajar p ele pegar ele é levar com ela p ele deixar eu viver minha vida, foi qdo ela disse que eu tinha que sair da minha casa não ele Porq a casa era dele por ser no terreno da mãe dele, mais sem nada eu não saidinha porq sem emprego p onde eu tirinha ele que fosse morar com ela, bom eu acho que ele dizia isso p ela como desculpa para não ir morar com ela, então fui passar uma semana em região dos Lagos com meu filho, logo ele foi atrás de mim, com jura de amor largou a mulher grávida assumiu o filhos para pensão até hoje ela está com 4 anos, mais não para por aí não eu ti com ele atualmente essa não foi a pior traição teve outras é toda vez que eu termino w vou em bora ele vem com juras de amor e eu volto, eu arrumei um trabalho ótimo ele não banca nem mais meus filhos, tive outro filho está com 1 ano e 5 meses, tenho dinheiro p comprar minha casa mais não consigo ir em bora, as pessoas falam que falta de amor próprio mais não é isso é mais forte que eu, não o amo mais, ele não me para mais, mas fala coisas oriveis

    Curtir

  18. Eu tenho um namorado que ele tem problemas mental e depressão mas o que deixa a mim triste é quando ele quer Safadezas com o Aspirador e eu aspirar a mim própria a minha vagina eu o expliquei o quão perigosa isso é ele já tinha isso apercebido que é um perigo mesmo que tenhas Cueca usada o aspirador puxa se na mesma a vagina. Um dia depois ele estava bem e não pensava mais no aspirador ate hoje ele volta a falar no aspirador eu lhe disse não Paulo aceite isso se tu não queres perder a tua namorada não queres que eu perca a minha vida não faças isso, mas ele se sentiu-se muito triste inseguro no nosso relacionamento ele ate tente de se desistir de tudo o que fazer? ele diz (Quero melhorar o nosso relacionamento) mas isso não esta a se resolver nada eu já lhe disse a melhor solução é ir a uma terapia de casais mas ele recusa-se ele diz quer tentar a resolver os problemas mas ele esconde todos os problemas la eu disse lhe não escondas todos os problemas pk isso tem que ser resolvido mas ele tente e não faz o que fazer mesmo ajude me por favor !!!……

    Curtir

  19. Hola amigos, el Dr. Okosisi es el mejor lanzador de hechizos para ayudar a solucionar el problema de su relación. Lea mi testimonio y contáctelo ahora:

    Mi nombre es Tucker Stacey. Este es un día muy feliz de mi vida debido a la ayuda que el Dr. Okosisi me ha prestado al ayudarme a recuperar a mi exmarido con su hechizo de amor. Estuve casada durante 6 años y fue tan terrible porque mi esposo realmente me estaba engañando y estaba buscando el divorcio, pero cuando encontré el correo electrónico del Dr. Okosisi en Internet sobre cómo ayudó a tanta gente a recuperar a su ex y ayudar arreglar la relación y hacer que la gente sea feliz en su relación. Le expliqué mi situación y luego busqué su ayuda, pero para mi mayor sorpresa me dijo que me ayudaría con mi caso y aquí estoy celebrando porque mi Esposo ha cambiado totalmente para siempre. Siempre quiere estar a mi lado y no puede hacer nada sin mi presente. Realmente estoy disfrutando de mi matrimonio, qué gran celebración. Seguiré testificando en Internet porque el Dr. Okosisi es realmente un hombre de verdad. ¿NECESITA AYUDA ENTONCES CONTACTE CON EL DOCTOR OKOSISI AHORA POR CORREO ELECTRÓNICO Spellservicetemple@gmail. com .
    Él es la única respuesta a tu problema y te hace sentir feliz en tu relación.

    Curtir

  20. Vivi com meu melhor amigo há quatro anos, ele era alguém fraco e triste Eu o ajudei e me entreguei totalmente, com um tempo ele sofreu com um amor não correspondido, ficou um pouco depressivo e começou a discontar tudo em mim, nossa relação era muito boa até ele começar a me prender. Ele me me proibia de falar com meus amigos usando o argumento de que eu iria abandona_lo, de que eu tratava eles melhor sendo que eu ficava vinte e quatro horas com ele, ele podia tudo e eu não podia fazer nada, com um tempo percebi que além de me manter só pra ele , ele também mandava nas minhas coisas como se fossem dele e além do mais confessou ter inveja da minha vida.
    Não queria que acabasse assim… Aliás ele era um irmão pra mim, mas as pessoas mudam e temos que nos valorizar, aprendi que ninguém pode me obrigar a fazer nada , mas uma coisa que me deixa preocupada é que a maioria das pessoas são dependentes emocionais de mim por eu ser sentimental e gostar de ajudar as pessoas

    Curtir

  21. Bom dia, vc descreveu nesse texto tida minha vida, vivenciais isso dos meus 14 até os 47, eu em resumo me sentia um lixo perante ele, embora trabalhasse arduamente pra crescermos juntos rkd nunca me deu valor, sem falar nos abusos físicos e a sexual. Estou há três anos separados porém ele ainda consegue me manipular, expõe as namoradas gostosas pra mim ver. E ainda comenta pros amigos o que faz com ela na cama. Eu porém estou levando minha vida sofrida porque ainda não consegui me libertar completamente, mas vivo com dignidade. Obrigada pela sua história muito parecida com z minha. Infelizmente existe pessoas ruins assim.

    Curtir

o que você acha?