Tenho esclerose múltipla

Por Giulia Gamba

Era dia primeiro de setembro, quase um mês depois do meu aniversário de 20 anos. Fui ao neurologista por sentir um formigamento esquisito no braço esquerdo e, com algumas palavras confusas, descobri que seria (pela primeira vez na vida) internada em um hospital e, ainda pior, por talvez ter uma doença que nem o nome eu sabia direito pronunciar.

Essa doença é a Esclerose Múltipla. Autoimune, neurológica (atinge o cérebro e a medula), crônica e degenerativa, ela ataca em sua maioria mulheres e ainda não tem cura conhecida. Mas, apesar do nome assustador, não é tão ruim assim. O tratamento existe e ter uma vida normal é mais que possível. É uma realidade.

A Esclerose Múltipla é, também, rara no Brasil. E isso causa uma falta de informação que afeta em muitos âmbitos ao possibilitar a ignorância (por vezes até de médicos que desconhecem a enfermidade) e o preconceito. O próprio paciente também é prejudicado. Como é que eu iria imaginar que um formigamento estava relacionado a isso se eu nem sabia que isso existia? E como manter a calma no primeiro momento com um nome que assusta tanto que nem Esclerose Múltipla?

Quanto mais informação, melhor – e isso é fato. Escolhi em 2014 estudar Jornalismo porque sei o quanto o ato de informar tem força e pode mudar muitas coisas. Saber que a Esclerose Múltipla existe é, mais que um benefício para os portadores, um benefício para todos nós.

Uma coisa linda que aprendi depois desse diagnóstico é o peso de buscar o autoconhecimento. É necessário me ouvir, me compreender, me aceitar. Uma coisa é certa: a Esclerose Múltipla está comigo. E por que não fazer dela uma amiga?

Visite a página da autora e entenda mais sobre a Esclerose Múltipla.

(Ilustração: Giulia Gamba)

11222296_971492492872811_8509112368244732317_n
Giulia Gamba, nascida no ABC, tem 20 anos. É metida a musicista, desenhista, artista. Estuda Jornalismo na faculdade Cásper Líbero e sonha em um dia conseguir mudar o mundo (nem que seja só um pouquinho) através da informação.
o que você acha?

