Abram alas para Chiquinha Gonzaga

por Marcela Schiavon

Revolucionária, Chiquinha Gonzaga foi uma pioneira na música do Brasil. Como boa carioca, impressionou por seu talento e, nascida em 1847, viveu quase um século de pura maestria. A força com a qual enfrentou o patriarcado merece destaque na história do país. Hoje, Francisca Edwiges Neves Gonzaga seria uma militante feminista exemplar.

Além de primeira (e excelente) pianista de choro, foi a autora da primeira marcha carnavalesca e também a pioneira feminina na frente de uma orquestra, regendo. Terminou por produzir uma obra essencial para a formação da música brasileira, responsável por cerca de 2.000 composições e com mais de cinco livros a seu respeito.

Aos 11 anos iniciou a carreira musical, mas aos 16 teve seu brilho perdido ao casar por imposição do pai. Humilhada e desestimulada pelo marido, decidiu desistir do casamento.  Surpreendentemente, separou-se e – embora tenha protagonizado um “escândalo” em pelo século XIX – viveu feliz e virou até minissérie global. Nesta, aliás, uma das cenas mais incríveis é a de Chiquinha se recusando a receber menos dinheiro do que um homem para tocar seu choro.

“Atraente” poderia ser a palavra mais certeira para definir a história desta mulher. Nome dado à primeira composição da moça (em 1877) que foi depois gravada por músicos como Altamiro Carrilho. Nela, Francisca diz assim, quase em uma autodefinição: “Como é danada, perigosa, vaidosa, desastrosa, escandalosa”. Então, abram alas porque muitas outras Chiquinhas ainda vão passar.

11146571_844072878996469_7702453450046755516_n
Marcela Schiavon, 18 anos. Leonina, teimosa, palmeirense. Blogueira e apaixonada pelo jornalismo

 

Anúncios

o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s