Por que as mulheres se depilam?

por Beatriz Branco e Juliana Aguilera

Antigamente, as mulheres eram retratadas em pinturas com seus pelos, afinal, era normal que mulheres tivessem pelos assim como os homens. Com o passar dos anos, e a chegada da modernidade, cada vez mais as mulheres começaram a esconder ou tirar seus pelos.

A indústria de cosméticos tem sofrido um crescimento gigantesco nas últimas décadas. Dados recentes apontam que, no ano de 2014, o setor se tornou responsável por mais de 1,5% do PIB nacional segundo a Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC).

O setor também tem um faturamento gigante – em torno de R$ 101,7 bilhões e é, atualmente, o terceiro maior mercado consumidor do mundo. O crescimento da indústria é só um exemplo numérico para que você possa entender como a pressão social pode transformar até economias.

Existem inúmeras maneiras de tirar seus pelos, seja com depilação e suas variáveis (depilação a laser, com cera verde, cera de mel, com linha), com produtos como cremes depilatórios, com laminas de barbear, ou também com clareamento (que não seria bem uma forma de tirar os pelos, mas sim de escondê-los).

0eb36c_917162e510a24728aef0a98b45532699

Atualmente, com a onda de feminismo e empoderamento que esta se propagando nas redes sociais, cada vez mais as mulheres começam a se questionar: Por que eu me depilo?

Por que homens podem ter pelos e mulheres não? Por que mulher tem que estar com a vagina depilada e lisinha S-E-M-P-R-E enquanto o homem muitas vezes nem apara os pelos pubianos?

Essas e outras questões levaram diversas mulheres a começar o processo de aceitação do próprio corpo, incluindo amar os seus pelos. A proposta dessa galeria e depoimentos é a reflexão sobre o assunto. Querida, você pode tirar seus pelos, pode se sentir desconfortável com eles, mas podemos também pensar: “por que penso assim?”. Muitas das mulheres aqui pararam para refletir sobre seus pelos apenas com nosso convite. Algumas estão na fase de aceitação do corpo, outras tem muita dificuldade em aceitá-los, outras convivem com seus pelos no corpo, saem na rua e os mostram. São momentos, pensamentos e mulheres diferentes.

Veja aqui galeria das minas!

Beatriz Branco e Juliana Aguilera são criadoras do projeto Minha Beleza É Minha, uma investigação sobre beleza, “feminilidade” e o que significa ser mulher na nossa sociedade.

Anúncios

4 comentários

  1. Eu penso que as minas devem sim se depilar. Fazer oral com pêlo em uma mina é muito pior do que sem pêlo. Eu tenho a preferência e todas as minas que conheço tem a mesma opinião. Então pelo aspecto sexo, todas devem se depilar.

    E se vier com argumento babaca de “ato político”, te digo isso, minha vagina fica fora dos seus atos políticos. Já passo por muita merda na minha vida por ser lésbica. Sexo é muito importante pra mim e não vou piorar isso pra fazer um protesto que ômi algum verá.

    E se você for hétero, em vez de ficar com esse tipo de ato feminista ridículo, estude o lesbianismo político e faça uma diferença de verdade.

    Curtir

    • Carla,

      questionar a depilação enquanto padrão de beleza é importantíssimo dentro de feminismo, e mesmo dentro de lesbianismo político. Mas é isso: questionar. Ninguém vai te obrigar a depilar ou não, e é esse poder que do questionamento, entende?

      Fora que existe toda uma construção social, principalmente na heterossexualidade, de que boceta sem pelo é mais bonita – e isso porque existe, também, uma cultura da pedofilia, que impede que mulheres sejam mulheres. Mulher tem pelo, e afirmar isso é um ato político. Não precisa passar pela sua boceta, mas respeitar essa luta é importante.

      Agora, o que não dá é você querer impor sua visão de depilação pra outras minas… até porque, aí você estaria reproduzindo o que os machos fazem, não acha? Será que fazer oral em mina sem pelo não é pior para você porque, desde cedo, você aprendeu que boceta bonita é boceta depilada?

      Achamos que vale, sim, a reflexão – sem querer te impor nada.

      Obrigada pelo comentário!

      Curtir

o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s