Mãe de pet? Esse texto é para você

por Joice Melo

Entra post, sai post e o tema “mãe de pet” sempre volta. É, sim, um tema muito polêmico e muito mal interpretado – mas, na verdade, as pessoas interpretam as coisas do jeito delas, e por isso sempre rola umas ~namastreta~. Vou dar meu ponto de vista como uma mera mortal que também é mãe de humano e, pasmem, “mãe de bicho”.

pooch-carriage-1541321_960_720
Pixabay

Separei algumas realidades vividas por nós, mães de crianças – para mostrar que, apesar do seu carinho pelo pet, “mãe de pet” NÃO EXISTE. Porque ser mãe não é só a parte romantizada da coisa, não é só o carinho, o amor, o gostosinho e a fofura da foto no Facebook: ser mãe é foda.

Entrevista de emprego

Se pra você, solteira, sem filhos, está difícil encontrar emprego, imagina para nós, mães de crianças? A primeira coisa que perguntam é: “você tem filhos?”. Aí, vem: “Quantos?”, “Com quem vai deixar quando vier trabalhar?”, “tudo bem, aguarde o nosso contato”. A você, “mãe de pet”, quando vai fazer uma entrevista, fazem todas essas perguntas? Acredito que não.

Parto

Você passou 12 horas em trabalho de parto, com dores horrendas, pra parir seu pet? Sofreu violência obstétrica? Teve que ouvir que você é irresponsável ou até burra por escolher uma ou outra forma de parto? Teve que aguentar pessoas falando do seu corpo antes, durante e depois da gravidez?

Adoção

Você teve de correr atrás de toda uma papelada, teve que resolver burocracia, e teve de passar por todas as etapas para adoção, além do desgaste físico e emocional, pra poder adotar seu pet?

No trabalho

Quando você consegue o tão esperado e sofrido trampo, você, “mãe de pet”, vai se descabelar toda pra achar um lugar pro seu pet ficar? Você já faltou no trabalho ou levou pro trabalho porque não tinha ninguém pra olhar seu filho?

Diversão

Já foi julgada no rolê porque deixou o seu pet com alguém pra você poder sair um pouco de casa e não pirar? Sempre que você põe o pé fora de casa sem seus pets, a primeira coisa que te perguntam é sobre eles?

Escola

Você já teve de esperar 1 ano para conseguir vaga pro seu pet na escola pública? Teve de faltar no trabalho para ir às reuniões escolares? Às festas?

Dia a dia do seu pet

Você já ficou acordada a noite toda porque seu bichano estava com cólica, com febre, com dentes crescendo e nervoso e você não sabia o que fazer?

E as fraldas, então? Você comprou uma mais baratinha porque não tem condições de comprar uma melhorzinha – o que fez seu pet ficar todo assado e você ter de tirar dinheiro de onde não tinha pra poder achar uma fralda que não causasse alergia?

Nos estudos

Você já teve de levar seu filho para a Universidade e ser medida de cima a baixo porque levou seu pet pra sala de aula? Ou, foi simplesmente dispensada da aula porque, se não, ele iria fazer barulho?

Você vai fazer o enem ou o vestibular este ano, está preocupada com quem vai deixar seu pet, ou está pensando em desistir de fazer a prova porque não tem ninguém para olhar ele?

Mãe solo

E, por fim, você é julgada por ser “mãe solo de pet”? Você tem de entrar na justiça para conseguir pro seu animalzinho uma pensão de merda que não paga nem metade das necessidades de uma criança e ainda ser taxada de interesseira por isso?

Se eu for enumerar aqui, a história vai longe, mas acredito que já deu pra você perceber o quão problemático é fazer comparação entre mãe de criança e mãe de bicho.

Falando por experiência própria agora, eu também sou tutora de bicho. A minha vida toda eu tive gatos, e há pouco tempo adotei um filhote – e você, “mãe de pet”, não sabe o quanto é mais tranquilo cuidar daquele bichano. Claro, ele não deixa de me dar trabalho: eu ainda tenho de comprar comida pra ele, de limpar as necessidades dele, castrar, vacinar, vermifugar.

Mas eu jamais fui rejeitada ou passei pelas necessidades que eu citei a cima com ele. Já com meu filho, de 5 anos, passei por quase todas citadas acima.

Então, manas, irmãs, um pouco de empatia faz bem. Não adianta querer bater o pé falando que mãe de gente e mãe de pet são a mesma coisa, porque não são. Nós, mães, já somos muito silenciadas.

Você, “mãe de pet” ou não, pode ajudar a mudar um pouco a mudar isso. Nós, mães, existimos e resistimos, a nossa luta é diária, é dolorida, é cansativa. Nós sofremos por ser mulheres, negras, periféricas – e por sermos mães, a sociedade nos exclui duas ou três vezes mais.

 

Agora você me diz: “Nossa, mas que vitimista você, conheço mães que não são assim”! Péssimo é esse discurso meritocrático que jogam para cima de nós. É sempre: TEMOS DE SER FORTES, TEMOS DE SER FODA, TEMOS DE SER A SUPER MÃE.

Mas não, nós não temos.

Então, vamos reconhecer seus privilégios e parar de julgar mães, parar de fazer comparações ridículas e ter na  cabeça que é diferente, SIM. Eu, como defensora dos animais, entendo que eles também precisam de cuidado e respeito – mas também não sou tão fantasiosa a ponto de achar que criar uma criança é a mesma coisa de criar meu pet.

 

13439241_143675939388769_8908090654593407613_n1
Joice Melo é mãe, militante feminista materna, trampa com comunicação, adora Star Wars, faz umas palhaçadas, mas no fundo é chata pra caralho. Está aqui para dar seu ponto de vista sobre tudo, junto misturado, porque é dessas.

* Publicado originalmente aqui.

50 comentários

  1. É só uma maneira de tratar o bicho. São as maezinhas que ficam na internet de mimimi com o filho na coleira p ele n sair de perto pq fazer mimimi na internet eh mais importante que dar atenção.

    Curtir

    • Oi!!!!!
      Sou mãe de Pet sim!
      Chorei quando ficou dodoi
      Não saio de casa e as deixo sozinhas.
      Respeito
      Cuido
      Zelo
      Cartão em dia
      Conforto ao dormir.
      Me fazem rir quando sinto uma tremenda vontade de chorar!
      Minha melhor companhia.
      E melhor de tudo: jamais irão me decepcionar!♥
      E se fosse para comparar, nem pensar!!!

      Texto sem nexo!

      Curtir

    • Concordo, todo mundo sabe que ser mãe não é fácil, mas não sabia que era uma competição para ver quem sofre mais.
      Uma mulher se chamar de mãe de pet não vai fazer as outras serem menos mãe e garanto que também não vai influenciar em nada na vida delas .

      Curtir

  2. E alguém acha mesmo que ter um bichinho é o mesno q parir, amamentar e criar uma criança? Acho que qualquer um sabe a diferença! Tantas situações dificeis que as mães passam todos os dias e vai ficar se preocupando com um título?

    Curtir

  3. Essa treta eh absurda e nao deveria existir. Essa historia de mae de pet surgiu justamente como resposta a uma opressao sofrida pelas mulheres que optam nao ter filhos. Categoria que me incluo. Discordo totalmente que o uso dessa expressao desmerece o trabalho de quem cuida de crianças.

    Curtir

  4. Essa treta eh absurda e nao deveria existir. Essa historia de mae de pet surgiu justamente como resposta a uma opressao sofrida pelas mulheres que optam nao ter filhos. Categoria que me incluo. Discordo totalmente que o uso dessa expressao desmerece o trabalho de quem cuida de crianças.

    Curtir

  5. Bah.. desculpa. Péssimo texto. Mal escrito, péssimo uso do português e um tema absurdo. Por acaso quem resolve ser “mãe” de animais de estimação é que te julga por sair e deixar alguém cuidando do teu filho? Não! Tu estás atacando as pessoas erradas. Aliás, saiba que eu não sou “mãe” nem de animais, nem de crianças. Estou falando de forma bem imparcial aqui.

    Curtir

    • Achei ruim tambem, muito nada a ver as comparacoes. Duvido muito que tenha gente que realmente acha que ser ‘mae de pet’ eh a mesma coisa que ser mae. PS: Antes que falem do meu portugues, estou usando teclado ingles entao nao tenho como acentuar.

      Curtir

  6. Vc é uma ridícula quem tá comparando aqui e você …
    Sou mãe pet sim… e já passei noites em claro olhando pra ela pq convulsiona, e não posso deixar ela sozinha… qdo tenho q sair procuro alguém pra ficar com ela, cada um vive de acordo q a situação manda … vc nem deveria ter bicho… pq com certeza eles não tem amor…
    Texto péssimo !!

    Curtir

  7. Releia atentamente o texto. Tem muitos erros, inclusive um que diz pra não comparar “mãe de bicho com mãe de pet”.

    Curtir

  8. Tinha que sair da “boca” de militante feminista esse tipo de merda! Podia se preocupa em raspar o suvaco e não com nomenclatura que as pessoas dão as suas relações com os seus pets.

    Curtir

  9. Com todo respeito as mamães…
    Eu discordo.
    Sou mãe de pet. E vou continuar dizendo. E dá muito trabalho sim. Cachorro tbm precisa de cuidado e de educação. Não é nada disso de so alimentar, vermifugar e dar uma atençao aqui outr ali.
    Sempre que saio pra trabalhar me preocupo com meus dogs. Se vou ficar muitas horas fora, de certo combinei ou paguei alguem para olha-los. Ja passei muitas noites acordada por causa de doença deles, ja acompanhei em sala de cirurgia. Já perdi dias de trabalho por eles. Ja abri mão de muita oportunidade por causa deles.
    A capacidade deles de ficar algumas horas sozinhos não desqualifica o amor, o cuidado, o zelo…
    As pessoas tem é que parar de comparar o amor alheio ao seu.
    Cada um tem uma capacidade de amar diferente..

    Curtido por 1 pessoa

  10. O que acho mais graça é que se vitimiza tanto como mãe, que passa preconceito no trabalho, com macho e o cacete, mas é mãe. Então não seja, caralho.

    Curtir

  11. Nossa quando o feminismo é apenas para si não é mesmo? Respeito e bom senso não existiram na hora de criar está matéria mal feita. Não conheço nenhuma mãe de pet que se compara com mãe de humanos até porque o nome diz tudo né “mãe de pet” “filhos de quatro patas”, muitas mulheres não podem ter filhos ou adotar e acabam saindo da depressao por conta de virar mãe de pet, é ridícula sua comparação aparentemente não tinha mais o que fazer e veio problematizar algo que nem deveria, se ninguém quer ter filhos ok, se for mãe de pet ok, se for mãe de humanos ok, respeito e bom senso acima de tudo em qualquer situação, jamais criar um cão é igual criar humanos, mas não tire o direito das mulheres de se sentirem maternais com o que lhe convém e lhe faz feliz.

    Curtir

  12. Ser “mãe de pet” é uma menção ao carinho, ao amor, ao cuidado e ao sentimento. Eu me considero mãe de pet pq tenho amor pelos meus cães e não tenho filhos humanos. Na verdade, não sei se quero ter filhos, justamente, pq me falta equilíbrio emocional, vontade e paciência. Talvez as coisas mudem, mas, até então, ser mãe de gente não é um sonho para a minha vida. Acho estranha a preocupação com o título “mãe” pq não dá para desmerecer a forma de cada um se intitular nas relações da vida. Algumas mães nem merecem esse título, apesar de terem filhos humanos. Claro que não é o seu caso, mas vc sabe que algumas mães por aí mal olham para a cara das crianças, mas “adoram” ser mãe. Na verdade, sou contra qualquer tipo de data comercial pq acho hipócrita. As mães que fazem jus ao título escolheram ser mães (“acidentalmente” ou não) e o dever de cuidar do filho é um processo natural e até de instinto. Não é fácil, sei que não e, por isso, não quero ser mãe. Mas não acho justo alguém julgar quando ou como eu devo usar uma palavra na minha vida. Inclusive, nada impede que uma mulher queira se intitular mãe de pet e de seres humanos também. Eu não me considero carente por ser mãe de pet, acho que tem mãe de humano com uma carência muito maior na vida. Denegrir o papel de mãe é dar esse nome às mulheres que jogam o filho no lago, matam, deixam a criança largada na vida, jogam na mão do mundo a criação de um ser humano. Essas mulheres receberem o título da maternidade deveria preocupar muito mais do que como deve ser chamada uma mulher que cria um pet. Quando uma pessoa diz que é mãe de pet está considerando que existe um amor grande envolvido. Não vejo como desrespeito e nem comparação. Até pq a palavra “mãe” não é exclusiva dos humanos, serve para todos os animais. Preste atenção, eu NÃO disse que cães e crianças são iguais… Eu disse que a palavra “mãe” não é usada APENAS para definir a cria entre humanos, mas tb entre animais. Portanto, sou a favor de menos preocupação com o título e mais atenção ao que ele significa na forma plena de amor. Eu uso a palavra mãe para explicar o quanto os meus pets são importantes na minha vida e não com p objetivo de desrespeitar alguém.

    Curtir

  13. Amor não se mede nem dá para comparar. Só entendo que são coisas diferentes. O risco é compensar a falta de filhos humanos por filhos pets.

    Curtir

  14. Porque vcs gostam tanto de problematizar as coisas e se fazer de vítimas? Tudo tem que arrumar um porque pra desmerecer os outros.
    Nao vi nenhuma ‘mãe pet’ se comparando a uma mãe QUE batalha pra criar seus filho. Quando falamos Mãe e a maior demonstração de carinho e amor com nossos bichinhos.
    Agora se não aceita não fica problematizando.
    MÃE TEM O SIGNIFICADO DE AMOR, CARINHO!!
    Vamos prioriza a paz não a confusão.
    Menos mínimi e mais amor!
    Somos mulheres!!

    Curtir

  15. TENHO A COMENTAR O POST QUE FIZ QUESTÃO DE COLOCAR EM MINHA PÁGINA:
    Prezada Joice Melo, vou usar meu precioso tempo para comentar o seu “post”, afinal “blogueira”, essa “nova profissão, precisa de cliques e comentários pra sobreviver e pelo que li no seu perfil, isso é necessário. Então vou fazer a minha parte, usando o “meu bom lado” que procuro ter.
    Mãe de PET existe sim! Sou uma delas!!!! E vou te dizer o que me faz dizer isso com tanta certeza., baseada nos pontos que você destacou.
    ENTREVISTA DE EMPREGO:
    Se você é solteira, TEM FILHO, e não tem como se sustentar, e precisa de um emprego, deveria ter pensado antes de tê-lo. Isso vale para crianças e para pets. A diferença é que uma criança precisa de cuidados diferentes de um pet. Por isso optei por não ter uma criança. E por isso, sou sim, MÃE DE PET.
    PARTO
    Não. Não pari a minha filha. Deus colocou corpo e alma numa criatura e a destinou a mim. Por isso ela tem menos valor que uma criança que seria gerada no meu útero? Que coisa lamentável para as mulheres que não puderam gerar seus filhos. Amor não se define no útero. E por isso, sou sim, MÃE DE PET.
    ADOÇÃO
    Não. Eu não precisei correr atrás de burocracias pra ter uma PET como filha, pois apesar de muitas “mães” que geraram seus filhos em seus úteros as colocarem em latas de lixo, é muito mais fácil se adotar um pet, ou pegar qualquer um abandonado pelo meio da rua por pessoas que os consideram menos importante (como você). Ou simplesmente dar uma qualidade de vida que qualquer ser que respira procura. E por isso, sou sim, MÃE DE PET.
    NO TRABALHO
    Já me descabelei sim. Mas para adapta-la a ficar sozinha durante o dia enquanto eu estava no trabalho. Não sei se você sabe, mas isso é possível. É só fazer um processo de adaptação. Afinal são Pets, certo? E eu fiz ! E por isso, sou sim, MÃE DE PET.
    DIVERSÃO
    Não. Minhas amigas não me julgam. Sempre que é possível minha filha está comigo. Eu não piro por ficar em casa porque AMO a minha casa. Não preciso de rua ou balada pra me fazer feliz. E quando é possível, vou a lugares que ela pode ir comigo. Se não pode, crio situações que não a deixe triste por não ter ido. Ou quem tem filhos de duas perninhas pequenas não sai de casa???? A minha filha não me atrapalha em nada. E por isso, sou sim, MÃE DE PET.
    ESCOLA
    Não. Minha filha não precisa ir para escola. Não optei por isso. E por isso, sou sim, MÃE DE PET.
    DIA A DIA DO SEU PET
    Já fiquei acordada noite inteira sim, com ela no meu colo. Até porque, se você não sabe, um pet não sabe falar, e por isso necessita de muita dedicação pra deduzir o que está sentindo. Os problemas alérgicos são os mesmos de qualquer um.Deixe me pergunta-la agora: Você já comprou uma lata de leite que custa R$ 70,00 porque sua filha não comia? Porque precisava ficar forte e nutrida para fazer uma cirurgia? Assadura??? Já tive que usar remédios com ela também por conta de assaduras. PET também tem assadura. E nunca tive dinheiro sobrando não. Muitas vezes tenho que decidir sobre qual remédio comprar, se pra mim ou pra ela. E por isso, sou sim, MÃE DE PET.
    NOS ESTUDOS
    Você está citando o problema de qualquer mãe. As universidades, provas do ENEM etc. são os grandes problemas das mães que não tem com quem deixar seus filhos. Eu já passei por essa etapa. Antes disso não tive filhos. E por isso, sou sim, MÃE DE PET.
    MÃE SOLO
    Jamais teria um filho (pet ou não) esperando cria-lo com pensão. Nem vou comentar.
    Você é “tutora” de bicho e adotou um gato. Aham e daí?? Me desculpe, mas tenho pena desse gato e desse filho que já sobreviveu a 5 anos. “Dê o título que quiser.” Tutora é bonitinho.
    Infelizmente pessoas que pensam como você não deveriam ter uma “coisa” ou “outra”. Deveriam viver sozinhas, em seus micro mundos, onde somente vocês são importantes pra vocês mesmas.
    Crianças não devem ser resultados de uma boa “trepada”, de um descuido ou de um “golpe de barriga” (não sei em qual situação você se encaixa, cara Joice Melo). Filhos são fruto de amor. amor não se conta em números de pernas. Filhos devem ser opção de quem quer ser mãe (e também pai). Não importa quantas pernas ou patas tenham, não importa em que útero foi gerado. Filho é filho!!!!! E sou feliz por ter conhecido um amor incondicional de alguém que não fala a minha língua, de alguém que não me critica se estou gorda ou magra, se tenho dinheiro ou não, de alguém que me ama verdadeiramente, de alguém que jamais me abandonaria num “abrigo para idosos” porque não pode cuidar de mim (dentro da sua ótica, quando precisamos apenas de amor). Simplesmente me ama…
    Olho pra minha filha e agradeço a Deus por ter me dado a chance de ser mãe da Belinha, uma linda PET que me ama de verdade, que a amo como se tivesse saido das minhas entranhas. E por isso, sou sim, MÃE DE PET. Não me importa o que pensam os amigos, o entrevistador, o fiscal do ENEM, as diversões que não fui, as entrevistas de emprego que não passei, as noites que “perdi” com ela no meu colo ….e principalmente VOCÊ…. que decididamente não sabe o que está dizendo, cara Joice Melo.
    Amor de mãe é amor. É você olhar naqueles olhinhos e ver só amor em sua direção. Humano, normalmente, não sabe fazer isso!!!! Só PET!! garanto!!!!
    Tomara que eu esteja só um pouquinho certa… Porque baseada em tudo que li do que você publicou… Macaca não é mãe, gata não é mãe, cachorra não é mãe…. etc não é mãe… Só você!!!!
    Mas eu sim!!!! Digo e repito com muito orgulho. EU SOU MÃE DE PET !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ET: e sugiro você acrescentar em seu currículo no final do seu post: “mal amada”. Pois somente assim justificaria a mensagem tão absurda que escreveu. Fique em paz!!!!

    Curtir

      • Nossa… realmente, mal amada. Mãe de pet existe sim, assim como de plantas, de crianças… cada uma com suas responsabilidades, com suas características, mas nenhum maior ou menor que a outra. Sinto muito dizer, mas mãe de qualquer criatura viva existe sim. Ser mãe é mais do que parir e pouco importa de quem é o filho. SOMOS MÃES DE PET SIM! E tem muito macho que é mãe também.

        Curtir

  16. Esse texto é mesmo necessário? Ele conta alguma novidade? Sério que tem diferença entre criar um filho da raça humana e um pet? Eu nem tinha percebido… Afffff, melhor é deixar cada um ser o que quiser, ninguém tem nada com isso. Se a pessoa se considera mãe de pet, qual o problema disso? Se isso ofende de alguma forma as mães, uma terapia seria interessante, há uma questão com a maternidade mal resolvida aí.

    Curtir

    • Vou até acrescentar aqui… Depois de comentar eu li os comentários anteriores de outras pessoas, meu deus. É por causa desse tipo de pensamento que é preciso esse tipo de post.

      Pessoas agressivas, doídas. Muito triste.

      Curtir

  17. Ahh a liberdade de escolha de cada uma sem comparações e julgamentos, até mesmo que quem se diz ser contra isso….

    Curtir

  18. Amei! Eu sou sim “pai” de pet. Realmente não tem nada a ver comparar com ser mãe nem de brincadeira… eu não farei mais isso.

    Eu já passei sim muitas noites acordada e meses sem dormir pq as minhas amadas tem uma doença chamada felv que é terrível… Trocando fralda, etc. Mas obviamente não tem nem comparação e nem o mesmo peso.

    Curtir

  19. Sim, já faltei ao trabalho porque meu pet estava doente. Sim, me preocupo com o tempo que ele passa sozinho em casa enquanto trabalho, e para isso até contratei uma pessoa para levá-lo pra passear neste período. Quem não tem esse tipo de preocupação com um ser vivo, qualquer um, que dependa única e exclusivamente de você, não tem coração. Mas mano, pode ficar com o título de mãe, ele é todo seu! Quanta raiva, hein? Só me pergunto se você foi obrigada a ser mãe. Parece mais uma pena a ser cumprida. Boa sorte aí, gata! Beijos de luz.

    Curtir

  20. Sou mulher, casada, e MÃE DE PET SIM!!!!!
    Só mesmo mulheres pra brigarem por um título tão imbecil…….
    Não vemos homens fazendo essa guerra, apenas mulheres……
    Sou o que eu quiser ser e foda-se!!!! Se eu quiser ser mãe de aranha, galinha ou de uma boneca, vou ser!!!!!
    E quem discorda, que vai pra puta que pariu….. tanta pauta realmente importante no feminismo e vai reclamar de quem se intitula mãe de pet????
    Ah, meu, vão cuidar dos seus filhos, que eu cuido dos meus gatos e cachorros, QUE SÃO MEUS FILHOS!!!!!

    RASGUEM-SE, FODA-SE!!!!! NÃO GOSTOU, PAGUEM MINHAS CONTAS, PRINCIPALMENTE AS CONTAS DO VETERINÁRIO, PORQUE PRA GENTE TEM SUS E PRA BICHO????

    SE FUDEREM!!!!! PALHAÇADA!!!!

    Curtir

  21. Penso que nós só sabemos da nossa experiência, o que não significa que não possamos olhar para as experiências alheias, isso é empatia, olhar com amor para aquilo que não vivemos. Tenho 6 animais e um bebê, se juntar o trabalho que tenho há anos com meus bichos não dá o trabalho que tenho há meses com a criança rsrs, são coisas diferentes. Mas penso que podemos ver com leveza o fato de usarmos a palavra mãe para os bichinhos! É quase que uma brincadeira. Conheço 3 casos de mulheres que adotaram um pet depois de abortos e anos de tentativas frustradas. Como vou falar para elas “vc não é mãe”? Deixo cada uma com suas experiências. Já ouvi sim pessoas querendo dizer que é quase a mesma coisa, ok não me ofendo com isso, exatamente porque essas pessoas não sabem da minha experiência.

    Curtir

  22. Aliás vendo alguns comentários super agressivos aqui, vejo que agem exatamente igual aquilo que criticam. É como ver Corinthians e palmeiras, estão no mesmo jogo só que de lados opostos.

    Curtir

  23. Eu achei bem legal a matéria. Mas eu discordo em alguns pontos. Eu ainda não sou mãe humana, mas sou “mãe de bicho”.
    Quero usar alguns dos exemplos acima. Das perguntinhas.

    Ninguém me pergunta no emprego (ok, sou servidora pública), porque as pessoas também sequer se importam com isso.
    Mas vou começar com as respostas positivas.

    Já, já fui julgada, por outros, pelo meu marido e até por mim mesma. Aliás já deixei de fazer muitas coisas, simplesmente para não deixar mais tempo sozinhos.
    Eu recebo olhares espantados dos vizinhos e dos colegas de trabalho pela hora que levanto e que vou dormir para levar minhas cadelas para passear. Eu carrego elas para casa dos meus parentes (vovós e titias) quando meu dia vai ser mais longo. E me sinto absurdamente culpada porque estou “encarcerando” aquele serzinho que está sob minha responsabilidade.

    Já virei a noite acordada monitorando febre de cachorro, preocupada com o fato de não comer. Já tive que sair de noite atrás de veterinário (e sou daquelas que veterinário, médico ou qualquer outra coisa da saúde são frequentados o mínimo necessário).
    Já fiquei acordada a noite, já me desdobrei em mil para cuidar e medicar a cadelinha de uma amiga sob minha responsabilidade.

    Eu como bióloga não sou a favor de desrespeitar as individualidades das espécies. E concordo que há uma carga social muito grande na maternidade. E olha que não sou mãe ainda e já enxergo.
    Mas eu não acho desmerecido que ser mãe tenha que ser algo intrínseco a mesma espécie.

    Eu leio a pergunta sobre levar meu pet para o trabalho ou para aula. E eu tenho vontade de te dizer “caraca quantas vezes meu coração doeu porque elas iam ficar sozinhas, ou porque elas estavam doentes e eu não podia faltar ao trabalho ou levá-las. mas se fosse uma criança eu poderia.” Eu poderia levá-la ao teatro mesmo que chorasse, eu poderia entrar em qualquer restaurante com as amigas, mesmo que eu pudesse aproveitar menos. Eu poderia apelar ao professor para que deixasse ficar comigo durante a aula.
    Quando é um animal não humano, 95% das vezes a resposta é que não teria como.

    Estou nesse mesmo momento pensando que hoje eu sai de casa às 7h da manhã e chegarei só às 22h. E embora meu marido vá chegar mais cedo, e estar com elas, eu só terei um tempinho mísero com elas antes de dormir.
    Às vezes eu durmo 4h ou 5h numa noite, só para ter tempo de brincar mais com elas, de estar um pouco mais abraçada com elas, mais presente e curtir nossa relação.

    Curtir

  24. Sou feminista e seu texto não faz sentido algum, há coisas muito mais importantes para se preocupar a respeito de igualdade de gênero do que algo que não fere em nada nenhuma mulher.

    Curtir

  25. Mas por que diabos estao discutindo uma futilidade.
    É só um termo carinhoso de se referi ao bichinho. Ninguém ta pedindo direito a afastamento pra amamentação de pet, creche publica pra pet e etc.
    Nao muda sua vida em NADA. ABSOLUTAMENTE NADA o termo que a pessoa usa na casa dela pra chamar o cachorro, coelho, papagaio
    Sera que ta cuidando bem dos filhos? Pq ta com muito tempp livre pra fica na internet falando abobrinha e problematizando coisas que nem existem

    Curtir

  26. Que texto de merda! Quanta lamentação. Se é tão saco trabalho filho humano, NAO TENHA! É opcional todo esse trabalho. Ser MÃE de pet, escolher isso, não é só colocar água, ração e dar banho. Hoje em dia os pets são mais humanizados do que metade das crianças. Se ser mãe de pet fosse ser igual ser mãe de criança, eu com certeza não seria mãe de Pet. Mas sim, sou MÃE de pet com orgulho. Por opção. E foi a melhor escolha que fiz.

    Curtir

  27. Realmente uma comparação sem sentido. Nem sabia desse termo “mãe de pet”. E essas loucas pirando o cabeção? Rsrsrs. Não é a mesma coisa e ponto, perguntem a psicologia por exemplo. Que bando de gente louca. Vão arrumar o que fazer ao invés de ficar xingando uma pessoa que foi sensata. Haja gente idiota nesse mundo.

    Curtir

    • eu achando que não dava pra ficar pior e vem essa sem noção defendendo a doida.
      vai arrumar o que fazer, gente.
      uma dica: ao invés de ficar se preocupando com as mães de pet, vão cuidar dos filhos de vocês!

      Curtir

  28. Fico impressionada como hoje em dia se problematiza tudo. Chega a ser bizarro. Obviamente que os cuidados com uma criança, e os cuidados com um animal são diferentes, não precisa nem fazer um texto explicando, mas qual é o problema se de denominar “mãe de pet”? Falam tanta da tal liberdade de ser quem quiser, ou bem entender, de não julgar as diferenças, mas na hora que surge algo diferente julgam. Eu sou mãe de pet sim, eu tenho gastos com veterinário, com alimentação, tenho que limpar as suas bagunças, dou carinho, compro remédio, dou banho, amo eles como filhos sim, filhos animais mas ainda assim filhos. E esse negócio de dizer que mãe do pet é quem pariu é verdade, mas a mãe que adota uma criança também não deu a luz, mas ama a criança com se tivesse saído do seu ventre. E ainda se diz feminista, quanta hipocrisia.

    Curtir

  29. Gente, deprimente este texto, porém não deixa de ser uma opinião que eu não concordo. Acho que o respeito as particularidades alheias é o que deve ser compartilhado aqui. Sou mãe, tutora de um pet e tenho as minhas considerações como mãe, que cabem a mim e apenas a mim. Esse negócio de ficar comparando as diferenças é coisa de mente atrasada. Eu escolhi ser mãe de pet, isso é uma decisão e não sou menos mulher que nenhuma mãe de gente. Você é um exemplo de mãe que parece não ter maturidade de respeito as diferenças. Vamos evoluir minha gente, respirar as pessoas como elas são.

    Curtir

  30. O problema não é alguém amar e tratar seu pet como um filho. O problema desse post (em praticamente todos os capítulos que li) é se sentir injustiçada pela forma que a sociedade (machista) tratam as “mães de gente”. Nunca deveriam julgar por você dedicar um pouco de tempo para você mesma, por ir a um hh, por escolher determinada modalidade de parto, etc.

    Entendo seu ponto, mas o problema não é uma “mãe de pet” se considerar mãe, discutir um título, comparar coisas ou ver quem tem mais trabalho – e reclamar disso só torna tudo ainda mais intolerante! O problema real está enraizado (há anos) e é o preconceito, injustiça e machismo que tentam excluir ou ditar regras (como se soubessem a barra que é cuidar de outro ser vivo, humano e dependente de você).

    Que tal deixar as mães de pet, de gente, de planta e as futuras mães viverem e se identificarem como quiserem e focar no que realmente incomoda/importa? 😉

    Curtir

  31. Nooossa, se é tão difícil assim pq pariu??? Se acha que ser mãe de pet é mais fácil, então pq não foi só mãe de pet???? Acho vc uma recalcada e frustada, arrependida de ser mãe de humano……..

    Curtir

  32. eu estou sem palavras para esse texto. autora, é muito ridículo da sua parte querer afirmar com toda a certeza do mundo que mãe de pet não é mãe – além de ter usado a maternidade para se fazer de vítima.
    recomendo que você coloque a mão na consciência e reflita sobre as baboseiras que você falou.
    ah, e também recomendo que você reflita sobre isso: se a mãe do pet é, na verdade, o pet que deu a luz, a mulher que adota uma criança não é mãe?
    melhore, amada!

    Curtir

  33. autora, saia da internet e vá cuidar do seu filho. ele deve estar passando alguma necessidade já que a mãe dele está, aparentemente, passando mais tempo falando merda na internet do que com ele. 😉

    Curtir

  34. Se você não passou por nenhuma dessas coisas com seu pet, sinto te informar, mas você não só não é uma mãe de pet como também é uma péssima tutora. Cachorro não é só dar ração, limpar cocô, vacinar e vermifugar e jigar bolinha por 30 minutos não, viu? Sorte do seu filho que vc nao o trata com o mesmo amor que dispensa pro seu pet.

    Curtir

  35. Escolhas! Vc escolheu ser mãe! E ser mãe implica nisso!
    Mas sim! Já tive que brigar na justiça, aguento desaforos porque tenho guarda compartilhada, sofro qdo estão doentes, uma delas tem síndrome de abandono e não fica sozinha, então durante os 15 dias que estão comigo tenho que acordar mais cedo e levar pra minha mãe que mora em outra cidade antes de trabalhar!
    Empatia? Empatia trata-se tb de respeitar sentimentos e escolhas alheias! Entendo sua situação, mas não acho digno que diminuía a escolha e dificuldades em sermos mãe de bichinhos!

    Curtir

o que você acha?