Um lembrete: Marcela Temer é mulher também

por Helô D’Angelo

1042511-edit_02304
Brasília – O presidente Michel Temer e a primeira-dama Marcela Temer durante desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Na Folha de S.Paulo, Marcela Temer é descrita como o manequim “que vestiu a mensagem que o Marido quer passar”, como se não tivesse nenhuma outra função no mundo a não ser vestir as palavras de um homem. Ela é despida em cada post – até no Sensacionalista -, usada como exemplo em cada matéria (sendo a principal delas aquele perfil na Veja, o famoso “Bela, recatada e do lar”). Ela é o símbolo do que qualquer mulher de esquerda despreza, e aparece na capa da Piauí como a esposinha doce que espera Temer com o jantar

Vendo tudo isso, eu penso: o fato de Marcela Temer estar sendo atacada de todos os lados, usada pela direita e pela esquerda, não dispara o radar feminista de vocês, não?

Parem de culpabilizar Marcela por ter se casado cedo com um velho. Parem de xingá-la porque ela é “bela, recatada e do lar”. Parem de ficar dizendo que ela é uma idiota por ser uma parideira/ mulher do lar. E por favor, PAREM de compartilhar aquela charge ridícula do Temer perguntando onde é pra gozar e a Marcela dizendo “Fora, Temer”.

Gente, Marcela é mulher. E eu não vou ficar tranquilinha com ninguém fazendo piada machista com ela

Gente, vocês não percebem que ela é mais uma vítima do machismo? Uma vítima com muitos ganhos secundários, branca, rica, privilegiada e bastante iludida, tudo bem, mas ainda assim é uma mulher. Uma mulher com ZERO poder.

Alguém aí já ouviu a voz dela? Eu não.

Toda vez que a vejo, eu imagino uma Marcela de 19 anos casando com o crápula do Temer. Imagino ela tendo a primeira de muitas relações sexuais com ele, e pensando, desesperada, que seria esse o resto da vida dela. Penso nela sendo desrespeitada e invadida (afinal, ela foi comparada pra isso mesmo: disponibilidade). Imagino uma Marcela que nunca poderá viver sonho nenhum, desejo (profundo, não de roupinhas Gucci e maternidade compulsória) nenhum, aventura nenhuma, experimentação nenhuma. Uma Marcela que nunca poderá envelhecer, usar moletom, ter celulite e estrias – porque Marcela é bela, recatada e do lar.

14183931_10153751188376937_35662986442715530_n
Capa da revista Piauí de setembro

Marcela, assim como Janaína Pascoal, se tornou alvo das piadinhas machistas que a esquerda não faz (ou melhor, finge não fazer) sobre suas mulheres.

Marcela é uma burra por ter casado cedo, Marcela é uma puta por ter tido filho de um cara rico e asqueroso, Marcela é interesseira por viver da riqueza do marido, Marcela é inútil porque só está “atrás de um homem importante”. Mas o mais importante é que Marcela é é perfeita para quem critica e perfeita para quem é a favor de Temer – ou seja, Marcela não é um ser humano.

Só que Marcela é mulher.

E eu não vou ficar tranquilinha com ninguém fazendo piada machista com ela – nem com ela e com nenhuma outra, seja Marcela Temer, seja Janaína Pascoal, seja Sara Winter, seja Patrícia Lélis (a moça de direita que está se fodendo sozinha por ter denunciado um abuso do Feliciano).

Marcela, assim como Janaína Pascoal, se tornou alvo das piadinhas machistas que a esquerda não faz (ou melhor, finge não fazer) sobre suas mulheres.

Todas essas mulheres têm muitas falhas e falam muita bosta (isto é, se é que falam ALGUMA VEZ na vida). Mas são mulheres tanto quanto Dilma.

São mulheres que, por mais poder que pensem ter poder, jamais chegarão aos pés dos maridos, colegas, companheiros e amigos homens. São mulheres que sofreram ou sofrerão assédio e abuso sexual, senão estupro. Sofrerão com maternidade e heterossexualidade compulsórias. Serão julgadas pela roupa, pela maquiagem, pelo cabelo, pelo peso que for. São mulheres, apenas.

Pensem nisso antes da próxima piadinha misógina, ok?

Helô D'Angelo
Helô D’Angelo tem 22 anos na cara e nenhuma ideia do que quer fazer da vida quando terminar a faculdade de jornalismo.
Anúncios

o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s