Desventuras em série: a mulher na música autoral

por Letícia Souto

A vida ainda é bem difícil quando você é mulher e tem um cargo bom numa empresa. E também é assim quando você tem uma banda autoral, especialmente porque as pessoas começam a acreditar que você é privilegiada por ser mulher. Isso mesmo, privilegiada. Porque, é claro, uma mulher numa banda vai atrair muito mais gente pro seu show do que um cara!

Que privilégio! É de dar inveja!

E os caras (talvez porque se sintam muito ameaçados por você ter uma banda legal) começam a inventar justificativas para você estar arrumando mais shows que eles. A meu ver, é simples: temos mais shows porque estamos ralando, ensaiamos três horas por dia, corremos atrás e nos dedicamos a isso.

Mas pra eles, não: eles acham que você transou com o dono do bar em troca de um show no dia mais movimentado do mês. A sua música tocou na rádio porque você deve ter mandado uns nudes pro dono do programa. Porque por pior que seja a nossa situação, a gente ainda pode conseguir o que quiser usando o nosso corpo. Olha o privilégio aí!

Sabe, amigo, ninguém tem culpa se você não sai de casa pra prestigiar artistas que estão nascendo e pondo música boa nesse mundão; ninguém tem culpa se você só cola nos shows que a tua banda toca: ninguém além de você.

Aliás, eu sinto muito por você estar preso na década de 70 achando que mulher só está na banda porque vai atrair mais público. Sinto muito por você estar em casa ouvindo seus discos empoeirados e achando que o último guitarrista bom foi o Slash.

Mas ainda dá tempo de sair da bolha, por isso fiz uma lista com algumas bandas BRASILEIRAS com mulheres. Dê o play e você vai entender porque as pessoas vão nos shows dessas bandas e não no seu (é só clicar no link).

leticia
Letícia Souto tem 19 anos de ócio criativo. Graduada em preguiça e pós-graduada em procrastinação pela Universidade da Vida. Gata em um mundo cão
Anúncios

o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s