Seguindo seu ciclo menstrual pela Lua

por Helô D’Angelo*

Você com certeza já ouviu que a Lua e a menstruação têm uma relação íntima e super forte. Mas, se você for desligada como eu, é provável que nunca tenha parado para pensar no que isso quer dizer.

Amiga, vou te contar: quer dizer que você tem o poder de controlar seu corpo a partir das fases da Lua. Quer dizer que você pode, só de olhar para o céu, prever com bastante certeza como será o seu humor nos próximos dias. Você pode usar seu ciclo menstrual como uma arma, em vez de uma prisão. Massa, né?

Eu sei, parece loucura ou coisa mística, de contos de fadas, mas faz sentido. Pensa só: se a Lua altera as marés, as colheitas e os ciclos dos animais, por que ela não mexeria com o corpinho humano? Pois mexe. E mexe muito.

Vou te explicar:

1. Como funciona a Lua?

Tá, você sabe que a Lua é, basicamente, uma esfera de pedra que gira em torno da Terra, né? Bem, ela faz essa volta completa em torno do nosso planeta em uns 28 dias – um período conhecido como “lunação“. Por causa desse movimento e da sombra que a Terra faz na Lua, o Sol ilumina a Lua cada noite de um jeito diferente, e nós aqui da Terra acabamos vendo o que se chama de “fases da Lua“:

fases-da-lua-caracteristicas-gerais-4
Uma lunação começa e termina na lua nova.

 

2. O que uma coisa tem a ver com a outra?

Muito! Um ciclo menstrual dura cerca de um mês, assim como a lunação. Isso faz toda a diferença: quer dizer que você ovula (está fértil) em uma fase da lua e menstrua (renova o útero) em outra, geralmente são nas fases complementares – se você menstrua na lua nova, provavelmente ovula na cheia; se menstrua na cheia, provavelmente ovula na nova, e por aí vai (eu, por exemplo, menstruo na minguante e ovulo na crescente).

Isso acontece porque a menstruação decorre da ovulação. Seu sangue menstrual nada mais é do que o seu corpo se livrando do óvulo não fecundado e do endométrio, uma base que seu corpo prepara, todo mês, para alojar um possível embrião no útero.

Por isso, ao contrário do que diz o senso comum, a menstruação nunca atrasa: ela vem quando tem de vir, sempre cerca de duas semanas depois da ovulação. O que atrasa, desregula e muda de mulher para mulher (ou mesmo de ciclo para ciclo!) é o momento da ovulação – porque seu corpo é tão poderoso que consegue escolher o momento mais propício para liberar o óvulo naquele mês. Louco, né? Você é bruxa e nem sabia.

3. Como seguir meu ciclo pela lua?

Spoiler: é MUITO mais fácil e eficaz do que ficar marcando o dia da última menstruação feito uma louca. Basta você lembrar a fase da Lua em que você menstruou. Se você for capaz de fazer isso, vai conseguir se lembrar quase exatamente quando foi sua última ovulação – e sentir quando será a próxima.

Mas calma, não precisa virar a louca da Lua de uma hora para a outra. Existe uma forma muito fácil e gostosa de seguir seu ciclo menstrual pelas lunações: a mandala lunar.

moondala-01
Uma mandala lunar genérica.

A mandala lunar é um esquema circular de todas as fases da lua naquele mês (lunação), e serve para você registrar a data da sua menstruação, a data da sua ovulação e anotar como você está se sentindo, física e psicologicamente, em cada dia da lunação. A ideia é que, no fim de um ano, você tenha 12 mandalas lunares e comece a perceber padrões de comportamento, de sentimento, de disposição ao longo do seu ciclo. Ou seja: a ideia é que você tome conhecimento de si mesma.

Por ser uma mandala lunar, e não solar, é importante que a mandala mostre a fase da lua a cada dia. Senão, perde o sentido, né?

Fazendo sua mandala lunar

  • No primeiro dia da sua menstruação, você vai anotar o número “1” no quadradinho correspondente àquele dia, no anel mais ao centro da mandala – e pintar o quadrado de vermelho, representando o sangue.
  • No segundo dia de menstruação, anote no quadradinho seguinte o número “2” e pinte de vermelho. Quanto mais forte estiver o seu fluxo menstrual, mais forte você deve pintar o quadradinho; quanto mais suave o fluxo, mais fraca deve ser a pintura.
  • Além da menstruação, você pode escolher alguns aspectos da sua vida para registrar: você pode anotar como você está se sentindo (como raiva, medo, ansiedade, felicidade), que sintomas físicos você tem (dor nos seios, cólicas, dor de cabeça), marcar quando você sente tesão e adicionar qualquer outra observação que você quiser (ataque de candidíase, náuseas, sonhos intensos). Você pode anotar com palavras, criar símbolos para cada aspecto ou associar cores a ele – o importante é que você crie e mantenha a sua mandala por pelo menos um ano.

(observação: como essa aí é uma mandala genérica que eu encontrei. Para encontrá-la em tamanho maior, clique aqui. Importante: ela veio sem os dias solares. Mas você pode adicionar essa informação sozinha: é só ver qualquer site de fases da Lua)

No fim das contas, sua mandala vai ficar parecida com isso aqui:

download
Linda, né? ❤

Parece muita coisa, mas leva só uns dois minutos por dia para registrar. E considerando que no fim do ano você vai ter um registro completo do seu ciclo menstrual, dos seus momentos mais produtivos, dos momentos de recolhimento, dos momentos em que você está mais sociável ou mais introspectiva, dos momentos em que sua saúde está mais frágil ou mais forte, dos dias em que você tem mais e menos desejo sexual… Vale a pena, vai?

 

* post feito com base na Mandala Lunar 2017 criada por um coletivo de mulheres. Eu comprei a minha lá e estou amando ❤  Ah, e a imagem de capa é do site delas também.

15966177_1571904572823800_4393172757057007263_n
Helô D’Angelo, 22 anos na cara e fazendo o que pode para viver do que ama: desenho e escrita. Hoje em dia, ela gosta de menstruar. Saiba mais sobre ela aqui.
Anúncios

o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s