5 games com personagens femininas fortes

por Helô D’Angelo

Em um fim de semana de frio, um dos meus programas favoritos é jogar videogame. Eu sei, eu sei: muitos jogos objetificam mulheres, ou colocam as personagens femininas como prêmios ou donzelas indefesas. Mas isso não significa que não existam games  incríveis que trazem protagonistas femininas super inspiradoras. Conheça alguns deles:

  1. Night in the Woods

    tumblr_om9zwaWvGg1u5sa5wo1_500.gif
    Night in the Woods é o que aconteceria se Wes Anderson decidisse fazer um jogo.

    Eu sou completamente obcecada por este jogo, porque ele é muito catártico. Nele, você é Mae, uma gatinha deprimida e bissexual de vinte e poucos anos que resolveu largar a faculdade e voltar à sua pequena e pacata cidade natal, Possum Springs. O problema é que, durante a sua adolescência, alguma coisa aconteceu com você e acabou te transformando na grande esquisita na cidade. Enquanto você interage com seus melhores amigos (incluindo Gregg, uma raposa gay), toca baixo (!), lida com pesadelos, tenta descobrir o que diabos aconteceu na sua adolescência e percebe que seus pais estão totalmente endividados por causa da sua faculdade, você e sua turma tentam solucionar casos misteriosos que estão rolando na cidade.

  2. Undertale
    tumblr_nx2lt7Yik61rm7e3co4_r1_540
    Undertale tem algumas das personagens femininas mais inspiradoras de todos os tempos. E são todas feitas em pixels.

    Cuidado com Undertale: ele vai te fazer chorar encolhida em um cantinho e, ao mesmo tempo, ter fé na humanidade. No jogo, você é uma criança sem gênero que cai no mundo dos monstros – um mundo subterrâneo para onde os monstros foram expulsos depois de perder uma guerra contra os humanos. Você precisa fazer o que pode para sair deste lugar, e no caminho enfrenta uma mãe-cabra extremamente protetora e forte, uma monstra-peixe-guerreira honrada, uma dinossaura-cientista maluca e fã de animês e vários outros personagens incríveis. Spoiler: você não precisa matar ninguém para chegar ao fim e, aliás, decidir matar ou não matar neste jogo vai definir diferentes jogos. Por isso, Undertale ensina sobre empatia, amor e compreensão. ❤

  3. Horizon Zero Dawn
    15401.gif
    Taí um dos jogos mais lindos que eu já vi.

    Não cheguei a jogar Horizon Zero Dawn, mas o plot é maravilhoso e a personagem principal é incrível: você é uma mina fodona chamada Aloy, uma caçadora e arqueira que desde bebê é exilada de sua tribo, e vive em um mundo dominado por umas feras robô gigantes, uns mil anos no futuro. Ah, e detalhe: a tribo de onde você foi expulsa é matriarcal (!!!).

  4. Ōkami
    E8YDF.gif
    Esse jogo não teria como ser mais femininja: você joga como a deusa do sol, Ōkami Amaterasu, na forma de uma enorme e poderosa loba branca. Sua missão é purificar a Terra e livrá-la das forças de um demônio – e, para isso, usa seu rabo como um pincel mágico que pode “redesenhar” o mundo. Outra coisa bem bacana em Ōkami é que ele é inteiro baseado na folclore japonês, então é um bom jeito de aprender mais sobre a cultura nipônica.
  5. Life is Strange
    tumblr_inline_nrg3awC56D1sc64ks_500.gif
    O maior shipp que você conhece e respeita.

    Em Life is Strange, você é Max Caulfield, uma estudante insegura apaixonada por fotografia que, por alguma razão, desenvolve a habilidade de voltar no tempo – mas só para momentos que ela fotografou. Depois de testemunhar eventos ruins, Max decide usar seus poderes para evitá-los, mas no processo acaba perdendo sua melhor amiga (e crush), Chloe, e percebendo que voltar no tempo e apagar coisas não é tão simples (como sempre).

15966177_1571904572823800_4393172757057007263_n
Helô D’Angelo, 22 anos na cara e fazendo o que pode para viver do que ama: desenho e escrita. Saiba mais sobre ela em seu portfolio: helodangelo.wixsite.com/portfolio
Anúncios

Um comentário

  1. Da época q jogava games me lembro de 2 bem icônicas: Jill Valentine do Resident Evil e tbm a Lara Croft. Realmente as personagens eram poucas ou coadjuvantes… Show d bola a reflexão e o post, futuramente poderiam fazer um sobre cineastas femininas e seu melhores filmes, ia ser maneiro…Naomi Kawase, Sofia Coppola e Claire Denis são minhas prediletas, enfim, fica a sugestão. Abraço 🙂

    Curtido por 1 pessoa

o que você acha?

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s